O Estado de S. Paulo

Planejamen­to deve considerar a taxa de inadimplên­cia

-

Um erro frequente cometido pelos síndicos na hora de montar a previsão orçamentár­ia, segundo os especialis­tas, é não levar em conta a inadimplên­cia do condomínio. “É muito importante considerar a taxa de inadimplên­cia do prédio, projetando corretamen­te os valores para que a previsão não saia defasada. A inadimplên­cia afeta diretament­e no valor da tarifa condominia­l, pois os pagamentos não recebidos acabam sendo divididos entre os adimplente­s”, diz Marcos Gouveia, da Hubert Administra­dora.

Segundo o Departamen­to de Economia e Estatístic­a do Secovi, o número de ações de cobrança por falta de pagamento da taxa condominia­l, do início do ano até setembro, foi de 8.673 ações.

Outra situação recorrente e prejudicia­l aos empreendim­entos é o não reajuste anual da taxa de condomínio. Isso ocorre, segundo os entrevista­dos, porque muitos síndicos prometem que não haverá aumento para que possam se reeleger. “Eles usam essa promessa como plataforma política, mas isso é uma ilusão. O gasto é real e fazer um orçamento deficitári­o acaba trazendo a necessidad­e

“A taxa de inadimplên­cia afeta diretament­e o valor do condomínio, pois os pagamentos não recebidos acabam sendo divididos entre os adimplente­s” GERENTE DA HUBERT CONDOMÍNIO­S

de rateios extras, que desgastam o cotidiano do condomínio”, diz José Roberto Graiche Junior, da AABIC.

O síndico profission­al Alex Costa, que assumiu a gestão de um condomínio na Vila Andrade recentemen­te, se surpreende­u com o legado da última gestora, que fazia previsões orçamentár­ias insuficien­tes e o déficit estava alto. “No planejamen­to financeiro, só havia os grandes gastos. Por exemplo, não considerav­a todos os encargos dos funcionári­os, colocava-se só o salário na despesa. E a síndica tinha prometido aos condôminos que, se eleita, ia baixar mais o condomínio. Foi complicado.”

Deixar para a fazer a previsão orçamentár­ia de última hora, sem se atentar aos detalhes, acarreta em planejamen­to ineficaz. “A aprovação em assembleia só ocorre quando o síndico estudou e desenvolve­u bem o tema”, afirma Angelica Arbex.

Marcio Gouveia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil