O Estado de S. Paulo

Vento vira barco em Itanhaém e três morrem

- José Maria Tomazela

Três pessoas morreram após a ventania virar, no sábado, um barco de turismo com 12 passageiro­s em Itanhaém (SP). Na capital, ventos de até 75 km/h derrubaram galhos e árvores. Diversos bairros ficaram sem energia elétrica.

Um barco de turismo com 12 pessoas a bordo virou durante uma tempestade, na noite de anteontem, em Itanhaém, no litoral sul do Estado de São Paulo. Três turistas morreram afogados. Oito pessoas conseguira­m sair da água a nado e duas foram resgatadas por socorrista­s, mas uma delas morreu. Outras duas pessoas desaparece­ram nas águas do mar, próximo da região central da cidade. O Corpo de Bombeiros localizou os corpos na madrugada do domingo.

A embarcação Serena Fishing retornava de uma pescaria esportiva na Ilha da Queimada com turistas da capital e do interior de São Paulo e se preparava para entrar na Boca da Barra, na foz do Rio Itanhaém, por volta das 19 horas, quando foi apanhada pelo temporal. O vento forte e as ondas altas fizeram o barco adernar e virar. Os dez turistas e dois tripulante­s foram lançados na água. Ocupantes de uma viatura da Guarda Civil Municipal de Itanhaém viram o barco adernando e mobilizara­m equipes do Corpo de Bombeiros para socorrer as vítimas.

Duas pessoas foram levadas para o pronto-socorro do Hospital Regional de Itanhaém, mas uma delas morreu, após sofrer parada cardiorres­piratória. Os outros dois corpos foram encontrado­s já na madrugada de ontem, na Praia do Suarão, ao norte da cidade.

Duas das vítimas eram da mesma família: o pai, José Francisco Vieira, de 60 anos, e o filho José Alexandre Vieira Neto, de 36. Eles eram de Itapetinin­ga, interior de São Paulo, para onde os corpos seriam levados. A outra vítima foi identifica­da como Carlos Alberto Lucas da Silva, de 45 anos.

A Serenautic­a, proprietár­ia da embarcação, informou que o barco estava com número de passageiro­s dentro da capacidade, mas o piloto foi surpreendi­do por um forte vendaval. Quando ele tentava retornar à Boca da Barra para deixar os passageiro­s em segurança, o barco virou. A empresa informou que todos a bordo usavam coletes salva-vidas e está dando apoio às famílias das vítimas. A Capitania dos Portos abriu inquérito para apurar as causas do acidente. Em setembro, um barco com 15 pessoas a bordo virou no mesmo local – houve uma morte.

Santos. O vendaval, com rajadas que chegaram a 90 km/h no litoral, ainda causou a queda da janela de vidro de um prédio no bairro José Menino, em Santos. Cinco pessoas foram atingidas pelos estilhaços e tiveram ferimentos leves em braços, pés, mãos e cabeças.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil