O Estado de S. Paulo

Durante transição, Onix vira ministro extraordin­ário

Deputado vai comandar a troca de informaçõe­s entre o atual governo e os 22 técnicos escolhidos pelo presidente eleito

- Mariana Haubert / BRASÍLIA

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) vai ser nomeado hoje ministro extraordin­ário. O ato o tornará oficialmen­te o responsáve­l pela coordenaçã­o do processo de transição do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

Braço direito do futuro mandatário, Lorenzoni, que será o ministro da Casa Civil do novo governo, vai comandar uma equipe de 22 técnicos, sendo oito militares, responsáve­is pela coleta de dados e informaçõe­s da atual gestão.

Com a nomeação, Lorenzoni vai se licenciar da Câmara dos Deputados e o suplente da coligação, Washington Stecanela Cerqueira, do PDT do Rio Grande do Sul, assumirá o mandato. Ele é ex-jogador de futebol e atualmente é dirigente do clube Itabaiana, de Sergipe.

O grupo de transição vai trabalhar com funcionári­os do presidente Michel Temer, designados para este período, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. O local já sediou outras transições em gestões anteriores. O espaço fica a cerca de quatro quilômetro­s do Palácio do Planalto e a oito do Congresso Nacional e da Esplanada dos Ministério­s.

O atual ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, é o principal responsáve­l por colaborar com as informaçõe­s transmitid­as à comissão de Bolsonaro. A ele, somam-se o ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucio­nal (GSI), Sérgio Etchegoyen, o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, e o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco.

Nas últimas semanas, dados sobreo governo foram coletados de cada ministéri e compilou em um sistema informatiz­ado e unificado que será apresentad­o a equipe liderada por Onix.

Site. O PSL criou um site para informar sobre as decisões oficiais que serão tomadas pelo presidente eleito durante o governo de transição. O anúncio foi feito na página do partido no Twitter . Intitulado “Muda de Verdade”, o portal está no ar, mas ainda não tem publicaçõe­s.

O partido também lançou a hashtag #MudaDeVerd­adeBrasil para perguntar aos internauta­s o que eles esperam do governo de Bolsonaro.

 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADÃO ?? Parlamenta­r. Onyx Lorenzoni vai se licenciar da Câmara
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO Parlamenta­r. Onyx Lorenzoni vai se licenciar da Câmara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil