O Estado de S. Paulo

Livros servindo para unir pessoas

- Eliana Silva de Souza BLOG: CULTURA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/SEM-INTERVALO

O nome do filme é um tanto estranho, engraçado. Mas não deixe que esse detalhe impeça de conferir essa produção. Baseado no livro da americana Mary Ann Shafer, A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata é ambientado logo após o fim da 2.ª Guerra Mundial e é uma dessas obras que fazem sonhar, com uma história de amor, luta e resistênci­a. Na trama, a jovem escritora Juliet Ashton, interpreta­da por Lily James, certo dia recebe uma carta de um desconheci­do, mas que a faz parar tudo e dar atenção ao pedido do rapaz que lhe escreveu, um fazendeiro da pequena ilha britânica de Guernsey chamado Dawsey Adams (Michael Huisman).

Apesar de não conhecê-la, Dawsey teve contato com seu nome ao encontrar informaçõe­s sobre a autora num antigo livro. Decide, então, entrar em contato, pois quer informaçõe­s sobre uma obra de Shakespear­e para crianças, que não consegue encontrar. Daí surge essa proximidad­e entre os dois, apesar não se conhecerem pessoalmen­te. Algo aqui lembra outras obras: quem não vai identifica­r a história com o longa Nunca Te Vi, Sempre te Amei, clássico com Anne Bancroft e Anthony Hopkins, ela uma escritora americana se correspond­endo com um livreiro inglês.

Bem, é pelas cartas que Juliet acaba sabendo dessa tal sociedade literária e a torta de casca de batata, que surgiu na pequena comunidade de Guernsey para ajudar seus membros a superar a fase dramática da ocupação alemã na ilha. Claro que a curiosa escritora não resiste a ficar apenas nas cartas.

Com o intuito de conseguir material para um novo livro, decide conhecer a ilha de Guernsey e essa peculiar sociedade literária. Antes de partir, fica noiva de seu namorado, o militar Mark Reynolds (Glenn Powell). E ela parte para sua aventura de novas descoberta­s, onde conhecerá pessoas e suas histórias.

Nina Simone tem sua vida e trajetória artística revistas em documentár­io que será exibido nesta segunda, às 21h, no Canal Curta!. Um dos maiores nomes do jazz, a cantora se transformo­u em voz do movimento negro americano ao lado de Malcolm X e Martin Luther King. Haverá reprise na terça, à 1h, na quarta, 9h, e no dia 11, 0h. Imperdível.

Para comemorar a incrível marca de 30 temporadas, Os Simpsons vão invadir a tela da Fox, a partir dessa segunda, 5, até o fim de novembro. A família fará aparições surpresas e os fãs que conseguire­m tirar uma selfie com a tela da TV hackeada pelos Simpsons e postarem nas redes sociais com a hashtag #EuNaFox poderão aparecer na TV em promos especiais.

 ?? NETFLIX ?? Sonhadora. Lily James interpreta a escritora Juliet Ashton
NETFLIX Sonhadora. Lily James interpreta a escritora Juliet Ashton

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil