O Estado de S. Paulo

1º dia tem menor abstenção já vista; só 71 são eliminados

- / LÍGIA FORMENTI

O primeiro dia teve o menor índice de abstenção da história da prova: 24,9% Dos 5.513.749 inscritos, foi constatada a presença de 4.139.319 candidatos. Foram só 71 eliminaçõe­s, 67 de candidatos que se ausentaram da sala antes do horário permitido, usaram impressos ou não atenderam orientaçõe­s dos fiscais. Dois candidatos foram desclassif­icados por uso de ponto eletrônico e outros dois durante a revista no detector de metal.

Os casos de ponto eletrônico foram registrado­s na cidade mineira de Montes Claros. Os candidatos acabaram levados à delegacia e autuados em flagrante. De acordo com a Polícia Federal, os casos já vinham sendo monitorado­s pelo setor de inteligênc­ia.

“Os números de ocorrência foram muito pequenos, sobretudo quando se leva em consideraç­ão a dimensão do exame”, afirmou o ministro da Educação, Rossieli Soares. “A vedete do dia foi a prova”, afirmou a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is Anísio Teixeira (Inep), Maria Ines Fini. De acordo com ela, foram poucos os episódios de candidatos atrasados – e não houve registro de problemas relativos ao início do horário de verão.

Cerca de 1.300 não fizeram provas nas cidades de Porto Nacional e Franca, em virtude da falta de luz – ocasionada por temporais. Eles deverão fazer o segundo dia de exames, no próximo domingo, normalment­e. As provas faltantes ficarão para dezembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil