O Estado de S. Paulo

Votação sobre desarmamen­to fica para 2019

-

O deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC) afirmou ter recebido uma ligação do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), pedindo para deixar para o ano que vem o projeto de lei de sua autoria que revoga o Estatuto do Desarmamen­to. A declaração foi feita em sua conta no Twitter.

“Se forçássemo­s a barra para votar esse ano, haveria risco de a proposta ser rejeitada – e um trabalho de 6 anos iria pelo ralo. A composição do novo Congresso é mais conservado­ra. Com os novos deputados, as chances de aprovarmos o PL 3722 (de 2012) são bem maiores”, escreveu o parlamenta­r.

No Facebook, o deputado citou que o presidente eleito disse que vai precisar de seus esforços para fazer o meio de campo entre o governo e a bancada do MDB em votações importante­s a partir de 2019. “É com alegria – e sabendo do peso que esta responsabi­lidade traz – que aceito a missão”, escreveu Peninha, que foi reeleito para a Câmara no pleito deste ano.

Na semana passada, o deputado federal Alberto Fraga (DEMDF), líder da bancada da bala no Congresso, afirmou esperar que o Estatuto do Desarmamen­to fosse revisado ainda este ano no Congresso. As declaraçõe­s foram feitas em entrevista à Rádio Eldorado. “Eu acho que sim (que o Estatuto pode ser revisto em 2018). É um assunto que já vem constantem­ente sendo lembrado e discutido. É maioria simples.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil