O Estado de S. Paulo

UE diz a Bolsonaro que quer fortalecer parceria

- Jamil Chade CORRESPOND­ENTE/ GENEBRA

A União Europeia quer “manter e aprofundar” a “parceria estratégic­a” com o Brasil. É o que diz a carta enviada ao presidente eleito Jair Bolsonaro, na última sexta-feira, e que levou cinco dias para ser entregue por causa de uma disputa interna entre os países sobre o conteúdo do texto.

Na carta, o bloco econômico afirma que a cooperação entre Bruxelas e Brasília também inclui temas como direitos humanos e meio ambiente, assuntos que têm o potencial de criar certo desconfort­o para a futura diplomacia brasileira. “Em nome da União Europeia, parabeniza­mos pela sua eleição como presidente da República Federativa do Brasil”, diz o texto assinado pelo presidente da UE, Donald Tusk, e pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

“A UE e o Brasil têm uma parceria estratégic­a de longa data, o que ajudou a desenvolve­r uma ampla cooperação em assuntos bilaterais e multilater­ais de interesse comum, como no comércio, ciência e tecnologia, sociedade da informação, defesa e segurança, proteção ambiental e direitos humanos”, diz o texto.

Durante a campanha, Bolsonaro insinuou que poderia rever a participaç­ão em acordos de meio ambiente e criticou a defesa dos direitos humanos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil