O Estado de S. Paulo

‘Negócio com China pode até ser ampliado’

-

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), disse em entrevista à Band ontem, após receber o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, que tem interesse em aumentar negócios com os chineses, mas que “todos os países podem comprar no Brasil, mas não comprar o Brasil”.

“A conversa foi muito boa, protocolar num primeiro momento e depois aprofundam­os em algumas coisas. Está na cara que a China quer aumentar negócios com Brasil. Não teremos nenhum problema com a China, pelo contrário, (o negócio) pode ser até ampliado”, afirmou o presidente eleito.

Após investimen­tos bilionário­s no Brasil nos últimos anos, empresário­s chineses estão aguardando sinalizaçõ­es de Bolsonaro para definir movimentos de investimen­tos, disse à Reuters o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang. “Os chefes de muitas grandes empresas chinesas estão preocupado­s. Não é que os negócios estão sendo afetados, eles simplesmen­te estão em compasso de espera.”

Na campanha, Bolsonaro demonstrou em vários momentos que considera que a China quer dominar e importante­s setores da economia do Brasil.

“Eu vejo com muita preocupaçã­o a possibilid­ade de o Brasil vender terras agricultáv­eis (para outros países) porque eles vão matar o nosso agronegóci­o, seja a China, seja o país que for”, disse Bolsonaro ontem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil