O Estado de S. Paulo

Cultura e boemia em BH

- Guilherme Coura ESPECIAL PARA O ESTADO

A fama dos botecos a gente já conhece. Mas as atrações de Belo Horizonte vão além de seus menus de cerveja e cachaça. Centros culturais supermoder­nos, construçõe­s históricas, restaurant­es de comida regional e parques que dão um respiro na rotina cabem direitinho em um roteiro de fim de semana – e ainda deixam espaço para botecar, não se preocupe.

Sábado Manhã Comece pelo Circuito Liberdade (circuitoli­berdade.mg.gov.br). No encontro de quatro grandes avenidas da capital, ele tem a Praça Liberdade como ponto central – com uma vista espetacula­r do Palácio da Liberdade, antiga sede do governo do Estado – e prédios neoclássic­os do século 19 que abrigam museus gratuitos. Entre eles estão o Centro Cultural Banco do Brasil, o Museu das Minas e do Metal e o Memorial Minas Gerais Vale, com uma incrível mostra interativa sobre a literatura e história locais.

O mergulho cultural pode continuar no Mercado Central (mercadocen­tral.com.br), um dos lugares mais tradiciona­is de BH. Enquanto algumas barracas expõem pilhas de queijo e bacias de pimenta, outras vendem cachaça, ervas e artesanato. Dá para garantir um souvenir e escolher um restaurant­e para almoçar. Uma coisa é certa: em qualquer casa dali é possível provar o fígado com jiló preparado na chapa e um legítimo feijão tropeiro.

Tarde

Fãs de futebol podem gostar de conhecer o Estádio Mineirão (R$ 20; estadiomin­eirao.com.br). A visita percorre salas que fazem bom uso da tecnologia para falar sobre curiosidad­es do futebol e relatar histórias de partidas realizadas ali.

Basta descer alguns quarteirõe­s na avenida que margeia o estádio para chegar à famosa Lagoa da Pampulha. Há como circulá-la de bicicleta – tendas de aluguel se espalham pela orla – e parar nas construçõe­s que representa­m o modo de vida da antiga elite. Museu de Arte de Moderna, Iate Clube, Casa do Baile e a Igrejinha da Pampulha têm projetos de Oscar Niemeyer, paisagismo de Burle Marx e esculturas de Alfredo Ceschiatti. Depois de visitá-los – a entrada é gratuita; a Igreja está fechada para reforma –, eleja um cantinho da orla para apreciar o pôr do sol. Noite Mantenha o foco nas iguarias mineiras e feche o dia com um (ou dois?) dos curiosos pães de queijo recheados d’A Pão de Queijaria, no bairro Savassi. Sim, o quitute mais famoso do Estado ganhou uma casa cujo menu é totalmente dedicado a ele – e à cerveja. Tem com pernil, bacon, couve frita e queijo; com beterraba, queijo de cabra e mel e até sorvete de pão de queijo. Domingo Manhã Domingo é dia de parque: aproveite a área verde do Américo Renné Giannetti, bem no centro da cidade. Ela convida para um passeio sem pressa e até para um tour de canoa no lago – R$ 5 por pessoa.

Domingo em BH também é dia da feira hippie na Avenida Afonso Pena, do ladinho do parque. A via, fechada para carros nos dois sentidos, abriga barracas de antiguidad­es, artesanato­s e comidas. Prefira ir pela manhã, quando a atmosfera é mais tranquilid­a.

Depois de muito bater perna, vale investir em um almoço especial no Xapuri (restaurant­exapuri.com.br). A casa tem um lindo fogão a lenha e a porção de torresmo mais saborosa da cidade. Outras receitas merecem atenção: bolinho de mandioca, pastel de angu, costelinha frita e lombo assado. Fica longe do centro, no bairro Trevo, mas não decepciona.

Tarde

A próxima parada pode ser mais um endereço concorrido aos domingos, a Praça do Papa. Famílias e grupos de amigos se reúnem neste espaço do bairro Mangabeira­s para fazer piquenique, passear com seus bichos de estimação e tocar violão. Do alto de seus 1.100 metros de altitude tem-se uma bela panorâmica.

Mas há uma ainda melhor. Da praça, caminhe dez minutos até o Parque das Mangabeira­s (gratuito) e dirija-se ao seu mirante. Acomode-se ali, acompanhe o sol se pôr e tenha a sensação de estar no topo da cidade.

Noite

É hora de botecar. Saboreie um chope gelado com petiscos no central Bar da Esquina, cujo casarão abrigou a primeira cervejaria de Minas Gerais. Ou aposte na extensa carta de cervejas, drinques e cachaças do Café com Letras (cafecomlet­ras.com.br). Misto de bar, centro cultural e livraria, o endereço da Savassi faz o tipo descolado e reflete o espírito boêmio de BH que ganhou lugar cativo na lista de seus principais botecos.

 ?? BRUNA TIUSSU ?? 1.1. Casa do Baile, na Pampulha, com projeto assinado por Niemeyer;2. Pães de queijo recheados d’A Pão de Queijaria;3. Praça da Liberdade, com a antiga sede do governo estadual ao fundo
BRUNA TIUSSU 1.1. Casa do Baile, na Pampulha, com projeto assinado por Niemeyer;2. Pães de queijo recheados d’A Pão de Queijaria;3. Praça da Liberdade, com a antiga sede do governo estadual ao fundo
 ?? PEDRO VILELA/MTUR ?? 3.
PEDRO VILELA/MTUR 3.
 ?? CELSO SANTA ROSA/PREFEITURA DE BH ?? Mangabeira­s. Mirante tem a melhor panorâmica da cidade
CELSO SANTA ROSA/PREFEITURA DE BH Mangabeira­s. Mirante tem a melhor panorâmica da cidade
 ?? BÁRBARA KAUCHER/A PÃO DE QUEIJARIA ?? 2.
BÁRBARA KAUCHER/A PÃO DE QUEIJARIA 2.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil