O Estado de S. Paulo

ANTES, ‘BAIXO CLERO’; AGORA, PRESIDENTE

Bolsonaro volta ao Congresso após a eleição

- BRASÍLIA

Depois de décadas transitand­o pelos corredores da Câmara como membro do chamado “baixo clero”, Jair Bolsonaro voltou à Casa ontem pela primeira vez após ter sido eleito presidente da República.

Diferentem­ente do tempo em que pertencia ao grupo de parlamenta­res sem muita expressão ou influência na Câmara – geralmente associados a interesses apenas de suas bases eleitorais –, Bolsonaro chegou sob forte esquema de segurança, pela chapelaria do Congresso, e seguiu para a presidênci­a do Senado, onde se reuniu com os chefes dos três Poderes.

No plenário, onde algumas vezes discursou para poucos, foi recebido por uma plateia composta por muitos dos seus correligio­nários. Eleito deputado federal, Alexandre Frota (PSL) ocupava lugar de destaque e aproveitav­a para fazer selfies e gravar vídeos.

Outros integrante­s do partido de Bolsonaro engrossava­m o público. Foram mais de mil convidados para a sessão solene, o que correspond­e ao dobro dos assentos do local, mas boa parte não compareceu.

“Eu estou muito feliz em retornar a esta Casa, rever velhos amigos e fazer novas amizades”, disse o presidente eleito. Bolsonaro também se referiu ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), como “querido”. Maia, por sua vez, pediu a Bolsonaro para gravar um vídeo com ele, ao fim da sessão.

O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, tentou ser discreto, mas foi assediado por parlamenta­res interessad­os em debater propostas. O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) passou ao menos duas vezes pelo economista pedindo uma agenda para debater a reforma tributária.

 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADAO ?? Quórum. Parte dos mais de mil convidados não compareceu
DIDA SAMPAIO/ESTADAO Quórum. Parte dos mais de mil convidados não compareceu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil