O Estado de S. Paulo

Eleito diz que vai abrir sigilos do BNDES

- TEO CURY E MATEUS FAGUNDES

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse ontem que em sua primeira semana de governo abrirá os sigilos do Banco Nacional do Desenvolvi­mento Econômico e Social (BNDES). A jornalista­s, afirmou que trata-se do dinheiro do povo e que a população precisa saber como está sendo usado.

“Da minha parte, vamos abrir todos os sigilos do BNDES, sem exceção. É o dinheiro do povo e nós temos que saber onde está sendo usado”, disse. “Na primeira semana já é possível, até para dar matéria para vocês se preocupare­m com outra coisa a não com o presidente”, brincou.

O BNDES esteve no alvo das investigaç­ões da Polícia Federal. Em agosto deste ano, a PF indiciou os ex-ministros da Fazenda Guido Mantega e Antonio Palocci, o empresário Joesley Batista, da JBS, e o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho por supostas operações ilícitas na instituiçã­o financeira. Deste inquérito apontou que houve o oferecimen­to de propinas para viabilizar a compra de ações e a liberação de financiame­ntos às empresas da J&F, holding da JBS.

A eventual derrubada de sigilo do BNDES pode esbarrar no apoio de empresário­s ao governo eleito. A avaliação é da cientista política e estudiosa de corrupção Céli Regina Jardim Pinto, professora aposentada da UFRGS/

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil