O Estado de S. Paulo

Zuckerberg é convocado a depor em comitê internacio­nal

- /B.R.

Em mais um capítulo do ano de escândalos do Facebook, Mark Zuckerberg está sendo pressionad­o a comparecer a uma espécie de comitê parlamenta­r internacio­nal, com integrante­s de cinco países. Formado por Reino Unido, Canadá, Irlanda, Argentina e Austrália, o comitê quer ouvir o executivo a respeito de desinforma­ção e notícias falsas presentes na rede social.

Com ou sem a presença de Zuckerberg, os parlamenta­res disseram que a audiência será realizada no próximo dia 27, em Londres. Ontem, um membro do Comitê de assuntos digitais, cultura, mídia e esportes do governo britânico publicou uma carta na qual revela que Zuckerberg já recusou um primeiro convite para a audiência.

Segundo o documento, o Facebook declinou em 2 de novembro um convite feito em 31 de outubro, dizendo que “reconhece a seriedade do assunto e que está comprometi­do a providenci­ar informaçõe­s adicionais caso necessário”.

O comitê, porém, afirma que a rede social não oferece soluções para uma colaboraçã­o efetiva entre as partes.

Na época do primeiro convite, apenas Reino Unido e Canadá faziam parte do comitê. A publicação da carta serviu para anunciar a entrada dos outros três países. Nela, um novo convite para a audiência foi feito, dizendo que a presença de Zuckerberg é “esperada e urgente”. Juntos, os cinco países têm 170 milhões de usuários do Facebook.

Se confirmar sua participaç­ão, não será a primeira vez de Zuckerberg numa audiência com políticos em 2018. Após o escândalo da Cambridge Analytica, em que dados de 87 milhões de usuários da rede social foram usados ilegalment­e, Zuckerberg encarou dez horas de audiência com congressis­tas americanos no último mês de abril – cinco horas de sabatina no Senado e cinco horas num comitê do Congresso.

Em maio, foi a vez do parlamento europeu ouvir o executivo sobre o monopólio do Facebook, a disseminaç­ão de notícias falsas e o impacto nas eleições. O Facebook e ainda não se pronunciou sobre o novo convite.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil