O Estado de S. Paulo

Querido poeta dos correios

- JOÃO WADY CURY E-MAIL: JOAO.CURY@ESTADAO.COM BLOG:CULTURA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/ARCENICO

Rilke chega ao palco, a partir de 3 de dezembro, com um recorte peculiar da vida do poeta Rainer Maria Rilke. É o momento em que busca o silêncio para tentar criar uma obra relevante e, acredite, parar de escrever cartas. Sim, cartas. Apesar de ser reconhecid­o como um dos principais poetas alemães do século 20, Rilke era um trator na escrita e envio de missivas.

Foram mais de 11 mil cartas ao longo de seus 51 anos de vida. Cartas a um Jovem Poeta é obra que, no Brasil, foi traduzida por grandes poetas como Cecília Meireles e Manuel Bandeira. A montagem, fruto de dez anos de pesquisa do ator Ivo Müller, será apresentad­a nos dias 3, 8 e 10 de dezembro, no teatro da Biblioteca Mário de Andrade, com direção de Arieta Correa. CEMITÉRIO DE ILUSÕES Má notícia para o teatro paulistano. Um dos espaços alternativ­os mais incomuns e instigante­s da cidade está a menos de um mês de fechar as portas. O Teatro Cemitério de Automóveis, que há seis anos ocupa um imóvel na Rua Frei Caneca, do ator e diretor Mário Bortolotto e do ator Carcarah, deve encerrar as atividades dia 5 de dezembro. “O proprietár­io está aumentando o aluguel para um valor que inviabiliz­a o teatro”, diz Carcarah. “Se não chegarmos a um acordo, entregarem­os o imóvel em dezembro”. Pena. O teatrinho do Baixo Augusta tem poucos paralelos na cidade e prima por apresentar uma programaçã­o genuinamen­te alternativ­a e boêmia com peças teatrais, shows de rock e jazz, exposições de arte e leituras dramáticas e de prosa e poesia. Poderia estar encravado em cidades como Buenos Aires,

TEATRO NA CAIXA

A cidade teve um ganho há pouco mais de um ano e meio com a construção de um teatro, na região da Luz, formado por onze contêinere­s marítimos, da companhia Mungunzá. A trupe, que este ano completa dez anos de atividade, já recebeu em seu espaço mais de 60 mil pessoas para os 64 espetáculo­s apresentad­os ali em 272 apresentaç­ões – sem contar peças infantis, shows musicais, oficinas e debates. As comemoraçõ­es vão até dezembro da melhor maneira que um teatro pode comemorar: apresentan­do as peças da própria da Mungunzá. Até dia 12, segunda, está em cartaz Poema Suspenso para uma Cidade em Queda, seguida de um dos maiores sucesso do grupo, Luis Antonio – Gabriela, de 16 a 26 de novembro, que já fez mais de 400 apresentaç­ões, e Porque a Criança Cozinha na Polenta, de 30 de novembro a 10 de dezembro.

NATHALIA NA FITA

A peça Através da Iris, em que atriz Nathalia Timberg encarna Iris Apfel, chegou ao Instagram da designer e ícone da moda (foto). Mais de 57 mil pessoas curtiram a imagem em que a atriz brasileira, de 89 anos, e Iris, 97 anos, estão lado a lado na foto. A dramaturgi­a é de Cacau Hygino e a peça está em cartaz no teatro Maison de France, no Rio, desde 11 de outubro.

 ?? REPRODUÇÃO DO INSTAGRAM DE IRIS APFEL ?? Nova York ou Londres – mas está em São Paulo e nós é que perdermos.
REPRODUÇÃO DO INSTAGRAM DE IRIS APFEL Nova York ou Londres – mas está em São Paulo e nós é que perdermos.
 ?? PRISCILA PRADE ?? Ivo Müller. Na pele de Rilke
PRISCILA PRADE Ivo Müller. Na pele de Rilke
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil