O Estado de S. Paulo

Onda cervejeira cresce em Santos

- HELOISA LUPINACCI

Em duas semanas, abre as portas a Cervejaria Everbrew, taproom da marca que puxou o holofote para a cena cervejeira de Santos em fevereiro do ano passado. A birra santista já vinha numa maré crescente, mas foi o lançamento da Evermont, neIPA da Everbrew, que chamou a atenção para as cervejas caiçaras. De 2016 até hoje, a cidade ganhou seis cervejaria­s.

Uma das grandes graças do movimento cervejeiro é a crescente oferta de cervejas locais. Visitar cidades ganha a graça extra de conhecer os rótulos produzidos ali. É o “beba local”, um dos lemas da Revolução Cervejeira (ou, dando um passo além, “support your local brewer”, apóie seu cervejeiro local).

Para quem gosta de passeio, a ida a Santos já tem elementos suficiente­s para virar um tour cervejeiro. Everbrew, Demonho, Infected, Bicudo, Cais e Porto formam a cena e você encontra os rótulos dessas cervejaria­s em lojas como a Mucha Breja e a Tabeerna Caiçara – alguns chegam a São Paulo, em lojas de cervejas especiais.

Com a abertura da Cervejaria Everbrew, a viagem ganha mais um ponto de parada. A Cervejaria Everbrew inaugura com 14 torneiras e produção local. São quatro tanques de 500 litros de onde vão sair as cervejas para abastecer as estações de autosservi­ço.

“A ideia é que ela funcione como laboratóri­o. Claro que vamos produzir para o brewpub, mas a graça vai ser diversific­ar, testar estilos mais extremos, e servir ali para o público poder experiment­ar, avaliar e contar o que achou”, diz Renê dos Santos, um dos donos da cervejaria (o outro é Célio Ongaro). Instalado na frente de uma pista de skate, “no coração de Santos”, o brewpub vai ter cozinha própria, com hambúrguer e petiscos. A previsão de inauguraçã­o em “soft-opening” é dia 22 de novembro. Leia mais sobre as santistas ao lado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil