O Estado de S. Paulo

MOZARTEUM BRASILEIRO ANUNCIA 39a TEMPORADA INTERNACIO­NAL, COM EXPOENTES DA MÚSICA E DA DANÇA

Mezzo-soprano Elīna Garanča, Dance Theatre of Harlem e violinista Janine Jansen estão entre as atrações. Programaçã­o contempla as cidades de São Paulo e Trancoso e inclui atrações gratuitas de caráter socioeduca­tivo

-

Em 2019, o Mozarteum Brasileiro realizará sua 39ª temporada internacio­nal. A instituiçã­o atua de forma ininterrup­ta desde 1981 na difusão da arte e do empreended­orismo cultural na sociedade brasileira. Além de reunir artistas de reconhecid­a excelência e alguns dos mais promissore­s instrument­istas do País, a agenda prevê ações de iniciação e aperfeiçoa­mento artístico, além do fomento a novas plateias.

“Temos contribuíd­o com o desenvolvi­mento por meio da cultura e da inclusão social. Hoje, grandes artistas, orquestras e companhias conhecem nosso trabalho ao redor do mundo. Antes, era preciso ir pessoalmen­te para convencê-los a se apresentar­em aqui”, comenta Sabine Lovatelli, fundadora e diretora do Mozarteum Brasileiro.

Uma das vozes mais disputadas da cena lírica atual, a mezzo-soprano letã Elīna Garanča vivenciará esta experiênci­a pela primeira vez. Celebrada por sua técnica “quase incomparáv­el”, segundo o New York Classical

Review, após recente performanc­e no Carnegie Hall, ela faz sua aguardada estreia diante do público brasileiro na Sala São Paulo, em junho. As récitas, sob a batuta do norte-americano Constantin­e Orbelian, serão ainda um importante desafio para a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro. Pelo terceiro ano consecutiv­o, o grupo mostrará sua evolução diante de uma artista no auge da carreira.

Stradivari­us de 1707

A violinista holandesa Janine Jansen desembarca em São Paulo em setembro, trazendo um raro Stradivari­us de 1707 e imenso prestígio junto às principais orquestras do mundo. Ela fará dois concertos com a Filarmônic­a de Luxemburgo, liderada por seu diretor artístico Gustavo Gimeno. O conjunto sinfônico tem extensa discograŋa e dedica-se à educação musical, realizando concertos em hospitais e workshops.

Em outubro será a vez do Dance Theatre of Harlem, que retorna ao Brasil no ano de seu cinquenten­ário. A companhia é reconhecid­a por seu engajament­o junto à comunidade e mensagens de empoderame­nto por meio da arte. As performanc­es e masterclas­ses serão em São Paulo e Trancoso (BA).

A temporada se encerrará com o violonceli­sta Mischa Maisky e a Orquestra Filarmônic­a Eslovaca, com regência do alemão Raoul Grüneis. Com mais de 50 anos de carreira, Maisky foi o único músico do mundo a estudar com duas verdadeira­s lendas de seu instrument­o, Mstislav Rostropovi­ch e Gregor Piatigorsk­y. Serão duas apresentaç­ões na Sala São Paulo, além de um concerto ao ar livre e uma matinê no Auditório Ibirapuera, eventos que ratiŋcam a vocação histórica do Mozarteum Brasileiro em promover o acesso à arte.

 ??  ?? A mezzo-soprano Elīna Garanča e a violinista Janine Jansen são destaques de 2019
A mezzo-soprano Elīna Garanča e a violinista Janine Jansen são destaques de 2019
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil