O Estado de S. Paulo

Com Ceni, Fortaleza joga pelo título

Equipe cearense tem a segunda chance de conquistar a taça hoje, contra o Avaí, em Florianópo­lis

- FLORIANÓPO­LIS

Aos 45 anos, Rogério Ceni terá hoje mais uma chance de levar o Fortaleza ao título da Série B em 2018. Em primeiro lugar e já garantida na Série A do Campeonato Brasileiro no ano que vem, a equipe cearense jogará, às 17h30, com o Avaí, no estádio da Ressacada, em Florianópo­lis. “Temos que jogar com inteligênc­ia e calma”, analisou o treinador.

A primeira chance de título escapou no final do jogo da última terça-feira, quando o Fortaleza empatou em 1 a 1 com o CSA diante de sua torcida, no Castelão – o time levou o gol de empate no final da partida.

“Acho que o time caiu, como seria completame­nte esperado e natural. O CSA aguentou o jogo e o juizão deu uma colaborada”, disse Ceni logo após a partida contra os alagoanos.

“Até agora dependemos muito de nós mesmos para chegar até aqui nessa condição da classifica­ção. A gente ainda depende do jogo contra o Avaí, contra o Juventude, e não quero, mas se necessário também contra o Coritiba. O que eu tenho de compromiss­o aqui é entregar o título. Não podemos chegar sete pontos na frente e não entregar. Gostaria de ser campeão e vou fazer de tudo para ser campeão, mas com inteligênc­ia e analisando o que é melhor para a equipe”, afirmou o treinador.

As contas para a conquista são simples – mesmo que a conquista da taça não venha hoje, é muito difícil a equipe deixar escapar o troféu nas duas últimas rodadas. O time é o líder com 65 pontos, sete à frente do CSA (58) e oito a mais que o Avaí e Goiás (57) – os goianos perderam ontem para o Coritiba por 1 a 0(leia mais ao lado).

Assim, se vencer os catarinens­es o time garante a taça. Se empatar ou perder, vai depender da partida entre CSA e AtléticoGO – os alagoanos são os únicos que ainda podem tirar a taça da equipe de Ceni. “Vamos contar com todos a disposição, alguns pendurados mas todos a disposição. Temos que ter inteligênc­ia e calma para essa partida”, afirmou o treinador.

A preocupaçã­o do técnico é com os pendurados – Felipe, Marcelo Boeck e Gustavo estão com dois cartões e se forem advertidos, não poderão enfrentar o Juventude. Contra o Avaí, Ceni terá o retorno do lateral Bruno Melo, que cumpriu suspensão automática e ficou fora do jogo com o CSA.

Futuro. Rogério Ceni desconvers­a em relação aos seus próximos passos na carreira de treinador. Ele assumiu o Fortaleza em dezembro do ano passado e tem em mãos uma proposta de renovação de contrato por mais dois anos, mas ainda não respondeu para a diretoria do clube cearense se continua ou não na equipe ao menos na próxima temporada. Especula-se que clubes da Série A já teriam feito ofertas para contar com o trabalho do treinador em 2019.

Em recente entrevista ao Estado, Marcelo Paz, presidente do Fortaleza contou o que havia mudado no clube com a chegada de Ceni. “Constituím­os um novo campo auxiliar, qualificam­os outros dois campos do CT, construímo­s uma sala de imprensa, melhoramos cozinhas e refeitório­s, montamos uma nova academia, que já está com a estrutura física pronta e os equipament­os comprados.”

“É um cara muito exigente, que não deixa passar nada. Se tem algo que não está a contento, ele fala. Porém, nunca é exagero, frescura. É coisa profission­al, séria”, garantiu Paz.

 ?? MATEUS DANTAS /O POVO-27/12/2017 ?? Professor. Ceni não terá problemas para a partida contra o Avaí
MATEUS DANTAS /O POVO-27/12/2017 Professor. Ceni não terá problemas para a partida contra o Avaí

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil