O Estado de S. Paulo

Interlagos tem rotina da Mercedes

Melhor equipe do ano domina os primeiros treinos livres, com Bottas à frente de Hamilton, e tem tudo para fazer a pole

- Catharina Obeid Felipe Rosa Mendes Wilson Baldini Jr.

A Mercedes voltou a fazer uma exibição de gala ontem, no primeiro dia de ações do GP do Brasil, no Autódromo de Interlagos. O inglês Lewis Hamilton e o finlandês Valtteri Bottas dominaram os rivais no treinos livre. Mas foi o finlandês o mais rápido do dia, ao cravar o melhor tempo na segunda sessão, com 1min08s846, à frente três milésimos do pentacampe­ão, que marcou 1min08s849.

Apesar do domínio, num dia de frio e chuva na capital paulista, os pilotos saíram insatisfei­tos do circuito. “O carro está melhor que no México, tivemos evolução, mas ainda temos problemas’’, avaliou Hamilton, que sofreu para manter seu carro na pista na etapa passada. Ficou em quarto lugar, o suficiente para sacramenta­r o título.

Bottas, seu companheir­o, foi ainda mais incisivo ontem ao criticar seu carro. “O primeiro treino foi muito difícil. Tivemos várias travadas de roda, mas realmente melhoramos no segundo treino. Ainda assim não podemos nos sentir satisfeito­s e o trabalho vai ser duro nos próximos dois dias.”

Olho no dinheiro. Mesmo com o título antecipado, a Mercedes não pretende aliviar no Brasil. A equipe ainda busca o troféu do Mundial de Construtor­es, que deve render ao campeão uma premiação de ¤ 100 milhões (cerca de R$ 426 milhões). Os atuais campeões estão perto do título, com 585 pontos, contra 530 da Ferrari. A Red Bull, com 362, está fora da briga.

Ainda sonhando com esta conquista, o alemão Sebastian Vettel se esforçou bastante nesta sexta, mas não conseguiu superar os carros da Mercedes. Se não superou os rivais, ao menos foi o único do grid a andar na casa de 1min08s, no segundo treino livre. Ao longo de 42 voltas, o tetracampe­ão anotou 1min08s919.

Vettel foi seguido pelo australian­o Daniel Ricciardo, que registrou 1min09s164 com sua Red Bull. Ele foi o quarto mais rápido da sessão. E precisará fazer mais no treino classifica­tório, no sábado, se quiser ter alguma chance de bom resultado na corrida de domingo. Isso porque ele foi punido por usar componente­s novos no seu motor e vai perder cinco posições no grid de largada.

“O ritmo de corrida parece sólido no treino. Esta é uma pista sempre complicada de achar o melhor acerto para o carro. Exige muito dos pneus, por isso sofremos um pouco pela manhã. Mas encontramo­s uma posição melhor pela tarde.”

Seu companheir­o de Red Bull, o holandês Max Verstappen, o mais rápido no primeiro treino livre, ficou em quinto (1min09s339), à frente do finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, que fez sua volta mais rápida em 1min09s412.

Uma das estrelas da corrida, Verstappen descartou sonhar com a pole position no treino de sábado, apesar de ser o dono do recorde atual da pista em corrida. “Fomos bem de ritmo nas retas. Estou be feliz com o carro. Mas não acho que vamos brigar pela pole. Ainda temos algumas coisas para acertar no carro. E acredito que podemos fazer estes ajustes”, disse o holandês, que vem de vitória na última etapa, no México.

Raikkonen também reconheceu as dificuldad­es enfrentada­s com sua Ferrari ontem, principalm­ente em razão da variação climática. “Não foi o dia mais fácil para nós aqui. Mas é normal irmos mal no primeiro dia de treinos em São Paulo. Os pneus mais duros estavam um pouco escorregad­ios, o que já esperávamo­s. Com certeza, ainda temos trabalho duro a ser feito”, declarou.

Os carros voltam para a pista hoje, com a terceira e última sessão livre prevista para começar às 12 horas. O grid de largada será definido a partir das 15h. A corrida, amanhã, tem previsão de largada para as 15h10. O 47.º GP do Brasil de Fórmula 1 terá 71 voltas.

Punição. Daniel Ricciardo não será o único punido no grid de largada de amanhã. Ao fim das sessões livres de ontem, os comissário­s anunciaram que o francês Esteban Ocon vai perder cinco posições porque trocou a caixa de câmbio antes do previsto. O piloto da Force India foi o 10.º mais veloz nas duas sessões de ontem.

 ?? PAULO WHITAKER/REUTERS ?? Tranquilid­ade. O finlandês Valtteri Bottas cumpriment­a mecânicos nos boxes da Mercedes: piloto foi o mais rápido do dia
PAULO WHITAKER/REUTERS Tranquilid­ade. O finlandês Valtteri Bottas cumpriment­a mecânicos nos boxes da Mercedes: piloto foi o mais rápido do dia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil