O Estado de S. Paulo

30º Salão tem muito mais que automóvel

Entre as atrações do evento, há de pistas para test-drive, inclusive com carros elétricos, a roupas, brinquedos e fóruns para debater o futuro da mobilidade

- Hairton Ponciano

A 30ª edição do Salão do Automóvel, que vai até o próximo domingo, dia 18, não vive só de carros expostos nos estandes. Do lado de fora do pavilhão São Paulo Expo, na zona sul da capital, há uma ampla área reservada a test drives. São cinco pistas: uma da Chevrolet, uma da Nissan, uma da Volkswagen e duas compartilh­adas, a Drive Experience e a New Mobility. Os testes são rápidos (em torno de 5 minutos cada), mas não é preciso pagar. Basta ter carteira de habilitaçã­o e fazer um cadastro no estande das marcas.

A Nissan destinou duas unidades do Leaf, que é silencioso e rápido nas aceleraçõe­s e frenagens, para avaliação. De acordo com informaçõe­s da empresa, além de mostrar o comportame­nto do carro elétrico, o objetivo do traçado curto foi também simular situações cotidianas, como manobrar em espaço reduzido. Para isso, o motorista pode utilizar o sistema de câmera 360° – há quatro, capazes de mostrar até obstáculos baixos.

É possível testar também um sistema batizado de e-pedal. Quando o recurso está acionado, a desacelera­ção é ainda mais forte ao soltar ou aliviar a pressão no pedal do acelerador.

Ainda no espaço da Nissan, é possível fazer manobras de estacionam­ento totalmente às cegas com uma picape Frontier e um SUV Kicks. Como estão com os vidros cobertos, o motorista faz as manobras apenas pelas imagens captadas por câmeras e projetadas na tela central.

O também elétrico Bolt, da Chevrolet, pode ser experiment­ado na pista ao lado. A fabricante oferece quatro unidades do modelo fabricado nos EUA para avaliação dos visitantes.

Radical. A Volkswagen montou uma pista que simula situações de fora de estrada em condições severas de uso. O objetivo é demonstrar a capacidade da picape Amarok V6 em subidas e descidas íngremes, inclinação lateral de cerca de 35°, torção de chassi e curso de suspensão, entre outros obstáculos.

Os visitantes podem também participar do Drive Experience, que reúne modelos da VW, como Golf GTE (híbrido), Amarok, Jetta, Passat e Tiguan, e Renault (Kwid, Duster, Sandero e Captur). Já os Audi disponívei­s no espaço podem ser avaliados apenas por clientes da marca.

A área New Mobility é uma pista compartilh­ada para avaliação de veículos elétricos e híbridos. Dá para dirigir carros 100% elétricos de Renault (Twizy e Zoe), Nissan (Leaf), Caoa Chery (eQ1) e Kia (Soul EV).

Outras atrações. No estande da Goodyear há o simulador Motion Sphere, esfera que gira em três eixos diferentes e usa a gravidade para simular efeitos físicos em todas as direções possíveis. O interior é de um carro de verdade e imagens são projetadas em uma tela curva de 140”.

Entre as atrações oferecidas pela VW, dá para fazer um passeio virtual 4D por dentro do motor TSI da marca.

No estande da Caoa Chery, o público pode levar para casa um painel personaliz­ado com o skyline de Xangai e São Paulo colorido por um artista.

Serviço. Os ingressos para o Salão custam R$ 72 de segunda a quarta-feira e R$ 90 de quinta a domingo. A compra pode ser feita por meio do site do evento (salaodoaut­omovel.com.br). O ponto de venda físico (sem taxa administra­tiva) é o Bar Brahma, na Av. São João, 677, centro.

A feira abre das 13h às 22h, com entrada até 21h – no domingo, das 11h às 19h (entrada até 17h). O São Paulo Expo fica na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, zona sul.

 ?? JOSÉ PATRÍCIO/ESTADÃO ??
JOSÉ PATRÍCIO/ESTADÃO
 ?? JOSÉ PATRICIO/ESTADÃO ?? Elétrico. Visitante pode testar aptidões do Nissan Leaf
JOSÉ PATRICIO/ESTADÃO Elétrico. Visitante pode testar aptidões do Nissan Leaf
 ??  ?? Simulador. Esfera da Goodyear usa força da gravidade e tela curva de 140”
Simulador. Esfera da Goodyear usa força da gravidade e tela curva de 140”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil