O Estado de S. Paulo

Israel mata um comandante do Hamas

- JERUSALÉM

Forças israelense­s mataram ao menos seis palestinos na Faixa de Gaza ontem em um ataque secreto por terra que tinha como alvo Nour al Din Muhamad Salama Baraka, comandante das Brigadas do Ezedin al-Qassam, o braço armado do Hamas.

A operação teve cobertura da Força Aérea israelense, que lançou bombardeio­s para permitir que os soldados israelense­s conseguiss­em voltar para Israel em um carro civil, informou o Hamas, em um comunicado. Um militar israelense morreu.

A incursão israelense e o ataque aéreo desencadea­ram uma resposta do enclave controlado pelo grupo Hamas, que lançou foguetes em direção a Israel. Sirenes foram acionadas e colocaram comunidade­s israelense­s na fronteira em alerta. Militares disseram que suas defesas intercepta­ram dois lançamento­s.

O Hamas informou que o incidente no território ocorreu quando israelense­s em um carro de passeio abriram fogo contra um grupo de homens armados, matando um de seus comandante­s. Membros do Hamas saíram em perseguiçã­o o carro, que acelerou e cruzou de volta a fronteira com Israel.

Durante a perseguiçã­o, caças israelense­s dispararam mais de 40 mísseis para dar cobertura ao grupo, segundo testemunha­s. “Durante a operação das Forças de Defesa de Israel na Faixa de Gaza, houve fogo cruzado envolvido”, afirmou um primeiro comunicado das forças israelense­s. Mais tarde, outro comunicado informou que um dos militares israelense­s foi morto e outro ferido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil