O Estado de S. Paulo

Entidades indicam fim do ‘compasso de espera’

-

A retomada do otimismo também pode ser verificada nos índices de confiança do mercado. Medido pela Confederaç­ão Nacional da Indústria (CNI), o indicador de expectativ­a do consumidor registrou em outubro o maior patamar desde 2014. Os empresário­s da indústria também voltaram a demostrar mais otimismo no mês passado, depois de registrar queda em setembro.

“Percebemos muita gente ainda em compasso de espera, mas o fato de ter um presidente e um Congresso definido já ajuda a destravar alguns investimen­tos”, diz a economista-chefe do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Marcela Kawauti. Segundo ela, até as eleições, os varejistas estavam evitando fazer até mesmo reformas urgentes. “Agora, pelo menos, essas obras estão começando a ser feitas”, completa Marcela, destacando que um movimento mais forte de retomada de investimen­to só virá com as medidas concretas que venham a ser adotadas pelo novo governo.

O presidente da Associação Nacional dos Revendedor­es de Material de Construção (Anamaco), Claudio Conz, afirma que o humor no setor melhorou bastante com o fim das eleições, incentivan­do algumas empresas a desengavet­ar projetos. “Nossa expectativ­a é crescer neste ano 6,5% e 10% em 2019. O fim das eleições dissipou uma apreensão grande que tomava conta dos empresário­s.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil