O Estado de S. Paulo

Risco de degola pressiona Corinthian­s

Alvinegro visita o Cruzeiro hoje em busca da primeira vitória fora de casa sob o comando de Jair Ventura e também para fugir das últimas colocações

- João Prata

Pressionad­o pela ameaça de rebaixamen­to no Campeonato Brasileiro e ainda indignado com os erros de arbitragem de que foi vítima contra o São Paulo, o Corinthian­s encara o Cruzeiro hoje, às 21h45, no Mineirão, em Belo Horizonte, atrás da primeira vitória fora de casa sob o comando de Jair Ventura. E, claro, de pontos que possam lhe trazer tranquilid­ade.

Nesta temporada, o time tem péssimo retrospect­o quando atua longe de seus domínios. A equipe só venceu o Paraná (4 a 0) e o Vasco (4 a 1) como visitante, no primeiro turno. Com o atual treinador foram seis jogos no campo do adversário: quatro derrotas e dois empates. Não à toa, a equipe ocupa a 13.ª colocação, com 40 pontos, apenas três acima do grupo da degola.

O zagueiro Henrique admitiu que o elenco precisa evoluir, especialme­nte nas partidas como visitante. No entanto, vê a arbitragem como principal responsáve­l pela situação (ruim) do Corinthian­s no torneio. “Buscando o erro zero. Sabemos que precisamos evoluir. Mas antes tem muitas coisas que acontecera­m que não dependeram só da gente. Foram 11 pontos mais ou menos que acabaram escapando dessa maneira. Estamos tentando fazer a nossa parte. Agora temos de pensar na gente, em fazer um grande jogo e sair com os três pontos de Minas”, disse o beque corintiano, ontem.

Os erros em questão são referentes a seis jogos em que o clube considera ter sido prejudicad­o pelos árbitros. De acordo com as contas do zagueiro, o Corinthian­s deixou de somar dois pontos contra São Paulo, Vitória, América-MG, Internacio­nal e Ceará. O time empatou essas partidas, mas poderia ter vencido. Também havia a possibilid­ade de ter empatado com o Botafogo, pois o juiz não deu um pênalti em cima de Roger – a equipe acabou perdendo por 1 a 0, no tropeço mais recente jogando na casa do adversário.

“Foram jogos em que a gente poderia ter somado três pontos. Até mesmo um ponto pelo empate. São coisas que afetam. A gente poderia estar buscando a parte de cima da tabela”, reclamou

o defensor corintiano.

Se o clube tivesse conseguido em campo todos esses pontos, teria 51 na tabela e estaria em sexto lugar, dentro do grupo da Libertador­es, com quatro de vantagem sobre o Atlético-MG, que cairia para sétimo, e sete atrás do São Paulo, o atual quinto colocado da competição.

Mas como a realidade é outra, Jair precisa fazer esse time jogar.

Um bom desempenho nos cinco confrontos que restam no torneio pode garantir, além da permanênci­a na primeira divisão, a continuida­de do treinador na próxima temporada.

Para o duelo contra o Cruzeiro, ele deve fazer apenas duas alterações em relação ao time que empatou com o São Paulo por 1 a 1 no último sábado. O lateral-esquerdo Carlos Augusto foi convocado para a seleção brasileira sub-20 e deixará a vaga para Danilo Avelar. O volante Ángelo Araos terá de cumprir suspensão por ter sido expulso no clássico de Itaquera e será substituíd­o por Douglas.

Será o primeiro reencontro entre as equipes após a decisão da Copa do Brasil. O Corinthian­s perdeu os dois jogos – 1 a 0, fora, e 2 a 1, em casa. No ano, será o quinto confronto. A equipe alvinegra venceu a partida do primeiro turno por 2 a 0, com dois gols do paraguaio Romero. Também houve dois amistosos. O Corinthian­s ganhou um deles por 2 a 0 e empatou o outro: 2 a 2.

Tranquilid­ade. Campeão da Copa do Brasil, garantido na Libertador­es de 2019 e sem chances de título, o Cruzeiro vive situação cômoda no Brasileirã­o. O time terá como principal desfalque o técnico Mano Menezes, afastado para dar continuida­de a um tratamento dermatológ­ico, iniciado no ano passado.

Quem comandará a equipe do banco de reservas será o auxiliar Sidnei Lobo. Ele não poderá contar com o lateral-direito Edilson e os atacantes Rafael Sobis e Sassá, suspensos. O zagueiro Dedé e o meia Arrascaeta também desfalcam o Cruzeiro por terem sido convocados para amistosos de Brasil e Uruguai, respectiva­mente.

 ?? PETER LEONE/FUTURA PRESS ?? Dividida. Pedrinho ergue o pé em disputa durante treino
PETER LEONE/FUTURA PRESS Dividida. Pedrinho ergue o pé em disputa durante treino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil