O Estado de S. Paulo

YouTube critica lei de direitos autorais da UE

- /GIOVANNA WOLF

A presidente executiva do YouTube, Susan Wojcicki, criticou mais uma vez o projeto de lei de direitos autorais da União Europeia chamado de Copyright Directive – no mês passado, ela já havia se posicionad­o contra a legislação. Em uma publicação no blog da empresa nesta semana, Susan disse que é impossível uma plataforma como o YouTube se adequar à regulação. Segundo ela, as regras causarão grandes impactos financeiro­s para as empresas que lidam com conteúdos na internet.

Para explicar o seu ponto, a presidente executiva do YouTube usou como exemplo o vídeo da música Despacito, sucesso em todo o mundo. Ela diz que o vídeo tem diversos direitos autorais, desde a gravação do som até direitos de publicação. O problema, explica, é que apesar de o YouTube ter vários acordos de licença para vídeos, alguns dos detentores de direitos são desconheci­dos. “Essa incerteza significa que provavelme­nte teríamos que bloquear vídeos como esse, de acordo com as regras do artigo 13 do Copyright Directive.”

O artigo 13 é uma das questões mais polêmicas do projeto de lei de direitos autorais da União Europeia. Essa parte específica da regulação é chamada de “filtro de upload” e obriga plataforma­s como YouTube, GitHub, Instagram e eBay a fazerem um monitorame­nto das publicaçõe­s de seus usuários.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil