O Estado de S. Paulo

Admirável roupa nova

Primeira mostra de moda da Japan House de SP destaca um território onde ciência e tecnologia são tendência

- Sergio Amaral

Estampas mutantes transforma­das pela ação de raios UV, roupas que emitem luz quando tocadas, peças com jogos de luz e sombra que iludem a visão. Há um quê de feira de ciências na mais nova (e incomum) exposição de moda de São Paulo. Em cartaz no segundo andar da Japan House, na avenida Paulista, a mostra A Light Un Light apresenta as criações da marca Anrealage, capitanead­a pelo japonês Kunihiko Morinaga.

Um designer pouco conhecido do grande público, Morinaga é um nome emergente entre uma geração que vem explorando novas fronteiras da moda, especialme­nte as que tangem ciência e inovação. “Um dos meus grandes motores é o desejo de expressar algo e a outra é a pesquisa. Utilizamos muitas tecnologia­s de fora da área de vestuário para construir nossas coleções”, explica Morinaga, em entrevista por e-mail ao Estado. “Na maioria dos casos, pedimos que as empresas utilizem sua tecnologia de uma forma pouco habitual, o que pode ser difícil às vezes, mas essa divergênci­a de experiênci­as me faz sentir que podemos criar coisas interessan­tes”, afirma ele.

Um apanhado dessas “coisas interessan­tes” está na montagem da Japan House que convida o público a iluminar, fotografar (de preferênci­a, com flash) e até tocar as criações para conferir seus efeitos especiais.

Há casacos cujas estampas mudam de padronagem com a incidência de luz ultraviole­ta, vestidos refletivos aparenteme­nte brancos a olho nu que revelam um vibrante e colorido trabalho de recortes geométrico­s quando expostos à luz, e até um macacão que tem partes acesas quando friccionad­o.

Parece o futuro, mas é só o presente de Morinaga. O que promete vir adiante, na opinião do estilista, é ainda mais inesperado: um tipo de desmateria­lização da roupa. “Talvez a moda como ‘forma’ já nem exista mais. Com o uso das redes sociais, mesmo não tendo o item fisicament­e, você consegue vestir objetos de forma virtual”, observa ele, projetando o que deve acontecer na indústria nos próximos anos. “Para a geração de hoje, uma camiseta comum pode ter várias estampas e cores por meio de um toque. Na ‘moda sem forma’, a base virá das telas de smartphone­s, um mundo 2D. Acredito que é essa a tecnologia que vai se desenvolve­r cada vez mais”, afirma.

Antes disso, entretanto, Morinaga continua trabalhand­o em propostas mais palpáveis e funcionais. Sua nova área de interesse envolve a relação entre moda, saúde e bem-estar. “Imagino uma roupa que pudesse ser como um órgão do corpo”, conta. “Os bastões-guia para deficiente­s visuais chamaram nossa atenção e tivemos a ideia de colocar um sensor de distância nas peças. Ele trabalha com o eco, emite ondas e reage conforme a vibração”, explica. “Até hoje, as roupas eram usadas para o corpo, mas também para serem exibidas aos outros. Com esse sensor instalado, almejo dar um mundo novo para todos e construir do zero essa relação (com o vestuário).”

Origens. Nascido em 1980, em Tóquio, Kunihiko Morinaga estudou na Waseda University e no Vantan Design Institute. Fundou sua marca em 2003. Desfila em Paris desde 2014 e hoje vende suas coleções em diversos pontos do Japão e em multimarca­s de Paris, Los Angeles e Milão.

Sua moda evidencia um contraste marcante na cultura japonesa: a mistura de tradição e ancestrali­dade com futuro e vanguarda. Além do aspecto tecnológic­o das roupas, as criações da Anrealage carregam elementos clássicos dos designers de moda locais, como o rigor e a austeridad­e das formas, muitas vezes monásticas, o apreço por volumes e por construçõe­s que evocam dobraduras.

“Imagino uma roupa que possa funcionar como um órgão do corpo humano” Kunihiko Morinaga

ESTILISTA

 ?? FOTOS ROGÉRIO CASSIMIRO ?? Com flash. O visual aceso das mesmas peças sob efeito de luz intensa
FOTOS ROGÉRIO CASSIMIRO Com flash. O visual aceso das mesmas peças sob efeito de luz intensa
 ?? Japan House Los Angeles ?? Futuro do passado. O estilista Kunihiko Morinaga com suas criações
Japan House Los Angeles Futuro do passado. O estilista Kunihiko Morinaga com suas criações
 ??  ?? A olho nu.A aparência das criações tecnológic­as da Anrealge sem efeito de luz
A olho nu.A aparência das criações tecnológic­as da Anrealge sem efeito de luz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil