O Estado de S. Paulo

Segurança em causa

-

Geralmente as juntas de dilatação usadas em pontes, viadutos e estradas são as do tipo Jeene com perfil triangular. Essas juntas devem ser fabricadas com um composto de borracha sintética quimicamen­te denominado borracha de policlorop­reno, que tem alta resistênci­a ao intemperis­mo (luz solar, água e ozônio) e a produtos derivados do petróleo (óleo, gasolina, diesel, etc.), bem como excelente resistênci­a à compressão. Todavia muitos fabricante­s não idôneos, para baratearem o custo de fabricação e serem competitiv­os, substituem um alto porcentual da borracha de policlorop­reno por um tipo de SBR (sigla em inglês para borracha de butadieno e estireno), que é utilizada no composto para fabricação de pneus e outros artefatos de borracha. Dessa maneira, as juntas perdem suas caracterís­ticas físicas e químicas, tornando-se rapidament­e quebradiça­s e sem elasticida­de, o que causa extensa infiltraçã­o de água, afetando drasticame­nte os módulos de concreto e as colunas de sustentaçã­o. Para ter uma ideia, uma junta fabricada com policlorop­reno e bem colocada dura mais de 50 anos. Consideran­do o que aconteceu no viaduto da Marginal do Pinheiros no feriado, a Prefeitura de São Paulo tem de fazer uma vistoria geral nas mais de cem obras para rever como está o estado dessas juntas. Assim fazendo poderá evitar desastres muito mais graves. Principalm­ente na Rodovia dos Imigrantes, que liga o litoral à capital paulista. VALDY CALLADO valdypinto@hotmail.com

São Paulo “O cidadão paulistano, escorchado por multas de trânsito astronômic­as, pergunta-se: para onde vai todo esse dinheiro, se um dos viadutos com mais tráfego da cidade simplesmen­te desmorona vergonhosa­mente?”

LUIZ HENRIQUE PENCHIARI / VINHEDO, SOBRE A FALTA DE MANUTENÇÃO DA INFRAESTRU­TURA URBANA lpenchiari@gmail.com

“Se não fosse por suas famílias, retidas em Cuba como garantia de que os seus profission­ais não desertem, a maioria deles ficaria por aqui”

MOISES GOLDSTEIN / SÃO PAULO, SOBRE O MAIS MÉDICOS mgoldstein@bol.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil