O Estado de S. Paulo

5 PERGUNTAS PARA...

- Luciano Bivar, presidente do PSL

1. A bancada do partido terá unidade em pautas que tratam de costumes e em outras, como a da Escola sem Partido?

Escola sem Partido é uma prioridade. Escola tem de ensinar geografia e matemática, não para fazer política. Temos que explicar isso a todos os nossos deputados.

2. O projeto de criminaliz­ação do comunismo, de Eduardo Bolsonaro, é uma pauta da bancada?

O comunismo, se tem um partido político, tem de ser respeitado como partido. Eu defendo essa tese. O partido não alcançou a cláusula de barreira. Não é preciso que a gente criminaliz­e o comunismo. Não tem motivo para criminaliz­ar esse e aquele partido.

3. O PSL vai lançar candidato à Presidênci­a da Câmara, da Comissão de Constituiç­ão e Justiça e outras?

Vou ter uma conversa com o presidente (eleito, Jair Bolsonaro) na terça-feira sobre esse assunto. E, na quarta-feira, com a bancada. Vamos ver o que queremos como partido. Se for preciso reivindica­r algumas coordenado­rias, comissões, mesa ou presidênci­a, a gente vai fazer.

4. Quais o nomes para liderar o PSL na Câmara?

Tem vários nomes. O Eduardo pode ser. Tem também a Joice (Hasselmann).

5. Como vai ser a relação do partido com o presidente?

O próprio Bolsonaro não quer se meter nisso, mas a nossa grande alavancage­m se deve a ele. Isso é irrefutáve­l. Enquanto eu for presidente do partido, vou ser como o primeiromi­nistro da Inglaterra dele. Tenho de consultar a rainha para saber os caminhos que vou trilhar. Quem pensa que a rainha da Inglaterra não faz nada, está enganado. Vou consultar sempre o Bolsonaro, que é um filiado meu. Vou abstrair o cargo dele na Presidênci­a e consultá-lo como membro do PSL.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil