O Estado de S. Paulo

Sinais de recuo do nacional-populismo

- HELIO GUROVITZ E-MAIL: GUROVITZ@ESTADAO.COM TWITTER: @GUROVITZ

A onda nacional-populista que inquieta as democracia­s liberais desde 2015 parece dar sinais de esgotament­o. O mais eloquente é o encolhimen­to do Partido Republican­o na Câmara dos Estados Unidos, resultado da rejeição ao governo de Donald Trump. Os democratas obtiveram sete pontos acima na votação para deputado e conquistar­ão ao menos 38 novas cadeiras.

No Reino Unido, a fantasia que cercava o Brexit esbarra na realidade. O acordo fechado pela premiê Theresa May com a União Europeia (UE) enfrenta oposição de unionistas norte-irlandeses, trabalhist­as, parlamenta­res contrários ao Brexit e integrante­s de seu próprio partido que preferiria­m um divórcio sem acordo. Dificilmen­te será aprovado, se é que o governo May sobrevive até a votação. A possibilid­ade de um novo plebiscito, que pode enterrar o Brexit, não está descartada.

Na Polônia, os nacional-populistas do Partido Lei e Justiça (PiJ) perderam as eleições municipais em dois terços das cidades, entre elas Varsóvia, Lodz, Poznan, Lublin, Gdansk e Cracóvia. Na Alemanha, o Alternativ­a para a Alemanha (AfD) entrou no Parlamento da Baviera em outubro, mas ficou em quarto lugar, dois pontos abaixo da meta de 12%. Pelo visto, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, o eleitorado começa a descobrir preocupaçõ­es mais urgentes que a imigração ou o nacionalis­mo.

 ?? ADRIAN DENNIS / AFP-15/11/2018 ?? Opositores. Manifestan­tes em Londres pedem fim do Brexit
ADRIAN DENNIS / AFP-15/11/2018 Opositores. Manifestan­tes em Londres pedem fim do Brexit
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil