O Estado de S. Paulo

Pais buscam ‘propostas e valores’. E mais Inglês

Demanda tem feito com que escolas antecipem oferta da disciplina. Diretores elogiam diversidad­e de iniciativa­s

-

“Uma escola com ensino forte e valores tradiciona­is” era o que buscava a médica Andréia Fogaça, de 45 anos, para sua filha há seis anos, quando se mudaram do Rio para São Paulo. Encontrou essas caracterís­ticas no Colégio Dante Alighieri, na região central paulistana, mas há alguns anos começou a questionar se a menina recebia uma boa base de Inglês. “Pesquisei escolas bilíngues, mas sentia uma limitação no ensino e na proposta. A alternativ­a foi compensar com aula extracurri­cular.”

A preocupaçã­o de Andréia e de outros pais fez com que o colégio firmasse uma parceria para oferecer o Middle School – um programa que fornece novas disciplina­s, todas em Inglês, no contraturn­o, para complement­ar o currículo brasileiro e igualá-lo ao americano.

Antes, o colégio só oferecia o High School (do 9.º ano ao 2.º do ensino médio), mas pela demanda dos pais adiantou em 2018 a oferta a partir do 7.º ano. Em 2020, quer começar a ofertar no 6.º. “Sem dúvida os pais se preocupam porque entendem que, quanto antes o jovem tiver contato com o idioma, mais fácil vai aprender”, diz a coordenado­ra Rossella Beer.

Para ela, o Dante não compete com as novas escolas – não só pela diferença do preço das mensalidad­es, mas também pela proposta e valores. “Os pais sabem que estamos preparando os filhos para o mundo, com os princípios esperados pelas famílias”, diz Rossella.

Diversidad­e. Andy Williams, diretor pedagógico global da Avenues considera saudável que a chegada de novas unidades estimulem a reflexão sobre o ensino. “Não posso dizer que

nossa metodologi­a é a melhor para todas as crianças. Não acho que as escolas de São Paulo precisam mudar e oferecer o mesmo que oferecemos, porque já atendem muito bem às necessidad­es e aos anseios dos pais. A diversidad­e no ensino é muito importante.”

As aulas na Avenues começaram em agosto com 733 alunos, mas a expectativ­a é chegar a 2,1 mil nos próximos anos. Cem novas matrículas são esperadas para janeiro. A escola diz receber semanalmen­te 30 novas famílias interessad­as.

Thamila Zaher, diretora executiva do grupo SEB, dono do Colégio Concept, que iniciou as atividades em São Paulo este ano, também avalia como positivo o movimento das escolas de repensar o ensino e buscar inspiraçõe­s. “Nossa escola também nasceu da inspiração de outros lugares. Visitamos muitos colégios, muitos países.”

 ?? TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO ?? Estudos. Andréia buscou escola com ‘ensino forte’ para filha
TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO Estudos. Andréia buscou escola com ‘ensino forte’ para filha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil