O Estado de S. Paulo

Duelo de gerações entre Djokovic e Alexander Zverev

Alemão desafia favoritism­o do número 1 do mundo para faturar o título mais importante da carreira

-

O tenista alemão Alexander Zverev, numero 5 do mundo, surpreende­u ontem no ATP Finals de Londres ao eliminar o suíço Roger Federer em dois sets, 7-5, 7-6 (7/5), se classifica­ndo para sua primeira final da competição. Hoje, o alemão terá pela frente o sérvio Novak Djokovic, atual número 1 do mundo, que bateu o sul-africano Kevin Anderson na outra semifinal.

Aos 21 anos, Zverev segue na disputa para conquistar o título de maior prestigio da carreira. O alemão já tem três troféus de Masters 1000 (Madri em 2018, Toronto e Roma em 2017), mas nunca venceu um Grand Slam, tendo como melhor resultado as quartas de final em Roland Garros nesta temporada. Pela ordem de hierarquia entre os torneios do circuito masculino, o ATP Finals só está atrás das quatro grandes competiçõe­s que compõem o Grand Slam.

Maior promessa da nova geração, Zverev é o tenista mais jovem a alcançar a final do ATP Finals desde o argentino Juan Martin del Potro em 2009. Zverev também é o primeiro alemão a alcançar a final do torneio de fim de temporada desde Boris Becker, que perdeu para Pete Sampras, em 1996.

Já Federer terá de esperar até 2019 para tentar conquistar o

seu 100.º título na carreira, já que o ATP Finals de Londres, que reúne os oito melhores tenistas do ano, é a última competição do temporada. Com 99 títulos no currículo, o suíço está atrás apenas dos 109 do americano Jimmy Connors.

Zverev havia chegado à semifinal desacredit­ado pelas atuações irregulare­s ao longo da semana e também por declaraçõe­s que indicavam mais preocupaçã­o com as férias do que com sua performanc­e em quadra. Ontem, eles deixou tudo isso para trás e fez grande exibição.

O primeiro set foi de grande

3 troféus de Masters 1000 tem o alemão Alexander Zverev na carreira: Madri em 2018, Toronto e Roma em 2017

equilíbrio entre o maior expoente da nova geração e o veterano suíço, de 37 anos. A partida estava parelha até o 12.º game, quando Federer cometeu todos os erros que podia em seu saque e sofreu a primeira quebra da partida. Ao mesmo tempo, perdeu o set inicial.

Zverev, que não tivera o serviço ameaçado na primeira parcial, acabou sofrendo uma quebra no segundo set. Mas também se impôs no saque do favorito. Assim, a parcial foi decidida no tie-break, quando o alemão foi mais eficiente na estratégia de balançar o suíço no fundo de quadra até cravar mais algumas das suas 23 bolas vencedoras no jogo – Federer registrou apenas 13. Cada tenista anotou 20 erros não forçados.

Na outra semifinal, Djokovic não deu qualquer chance e massacrou Kevin Anderson. Em 1 hora e 15 minutos, o atual número 1 do mundo aplicou um duplo 6/2 no rival. O sérvio busca o sexto título da competição.

 ?? BEN STANSALL / AFP ?? Zverev. Alemão de 21 anos é considerad­o a maior promessa da nova geração do tênis
BEN STANSALL / AFP Zverev. Alemão de 21 anos é considerad­o a maior promessa da nova geração do tênis
 ?? TIM IRELAND/AP ?? Djokovic. Sérvio busca o seu sexto título no ATP Finals
TIM IRELAND/AP Djokovic. Sérvio busca o seu sexto título no ATP Finals

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil