O Estado de S. Paulo

Animação de ‘antecessor’ de Mickey é achada

-

Na semana em que o Mickey Mouse completou 90 anos, um curta-metragem protagoniz­ado por seu “antecessor”, o coelho Oswald, foi redescober­to no Japão. O personagem foi criado por Walt Disney em 1927, antes do camundongo, mas seus direitos eram, na época, do produtor Charles Mintz.

Yasushi Watanabe, de 84 anos, comprou o curta, intitulado Neck’n’ Neck, de 1928, na cidade de Osaka, quando cursava o ensino médio e durante décadas não soube de seu valor histórico. “Como fui fã de Disney durante muitos anos, estou feliz de ter podido desempenha­r um papel nessa descoberta”, disse Watanabe ao jornal japonês Asahi, na quarta-feira, 14.

Ex-jornalista amante da animação, Watanabe escreveu vários livros sobre a história da animação japonesa, embora sua verdadeira obsessão seja o trabalho de Disney. O historiado­r leu no livro Oswald the Lucky Rabbit: The Search for the Lost Disney Cartoons, de Dave Bossert, que sete dos 26 curtas de Oswald estavam desapareci­dos.

Então começou a suspeitar que o curta que adquiriu poderia ser um deles e decidiu confirmar sua autenticid­ade com Bossert, produtor na Disney durante anos. “Estamos encantados de saber que existe uma cópia do filme perdido”, disse ao Asahi a diretora dos Arquivos de Walt Disney, Becky Cline, enquanto Bossert rotulou o achado como “muito emocionant­e”.

O livro de Bossert também levou à localizaçã­o de um fragmento de 50 segundos de Neck’n’ Neck em formato 35 milímetros no Toy Film Museum de Kioto, no Japão. A cópia de Watanabe se encontra agora no arquivo cinematogr­áfico Planet Film Arquive de Kobe.

O original de Neck’n’Neck dura cinco minutos, mas foi reduzido a dois para reprodutor­es domésticos e vendido ao público em formato de 16 mm. Na versão curta, um policial canino de motociclet­a persegue Oswald e sua namorada Ortensia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil