O Estado de S. Paulo

Baba Vacaro

- Marcelo Lima / REPORTAGEM BABA VACARO

Designer apresenta sua primeira linha de torneiras e misturador­es desenhados para a Docol

Habituada a desenhar móveis e objetos, a designer Baba Vacaro se sentiu bem à vontade para criar sua primeira linha de torneiras, misturador­es e monocomand­os para a Docol. “Tenho grande experiênci­a no âmbito dos ‘equipament­os’ de interiores. Nos momentos de dificuldad­es fui bem orientada pela equipe técnica da marca”, conta ela, que investiu em total versatilid­ade e geometria ‘ultraslim’ na linha Mix & Match. “A ideia é que as peças permitam compor projetos personaliz­ados, que reflitam a essência de quem assina ou habita os espaços”, conforme ela afirmou, nesta entrevista ao Casa.

• Sendo você, prioritari­amente, uma designer de móveis e objetos, qual foi a maior dificuldad­e que encontrou ao projetar um equipament­o?

Penso que o designer deve ser um grande solucionad­or de problemas, sejam quais forem eles. Dada uma questão, usamos nossas melhores ferramenta­s para, antes de tudo, entender muito bem o problema, sob todos os seus pontos de vista, para só então gerar ideias que possam criar uma solução que seja boa para todos: para quem usa e para quem o produz. Esse é o processo do design. Assim, não vejo diferença em desenhar um móvel, um objeto, uma luminária ou um equipament­o. As condiciona­ntes técnicas são apenas parte da equação e, no caso, contei com todo o suporte da equipe Docol.

• Em se tratando de produtos do tipo, acredito que o exercício criativo acabe sendo mais limitado. Como você contornou a questão?

Pelo contrário! Se pensarmos no exercício criativo como expressão da individual­idade do designer, aí sim, acho que temos muitas limitações técnicas . Para começar, as peças precisam ser industrial­izáveis, ou seja, devem se encaixar dentro das caracterís­ticas e recursos de cada empresa. Por outro lado, na indústria, o exercício da criativida­de é fundamenta­l. Ele gera inovação. Não apenas no sentido estético, mas em tudo o que compõe o projeto de um novo produto. Por isso, temos que ser criativos em todas as fases do processo. Devemos nos colocar questões prévias: como melhorar aquilo que já vem sendo feito, de tantas maneiras, há tempos, e por tantas empresas diferentes? Como ser inovador para além da forma inesperada? Para ganhar espaço na mente do consumidor, para que ele passe a escolher seu produto, qual a melhor solução que podemos oferecer?

• Estética, inovação, ou ambos? Quais atributos você priorizou no projeto da nova linha?

Em termos de inovação, a linha Mix & Match oferece várias soluções de projeto: você pode combinar os diferentes tamanhos de bicas com os acionament­os que desejar. São muitas as combinaçõe­s possíveis, de forma que o arquiteto, ou o consumidor final, se torna parte atuante no projeto, ou seja. De certa forma, é ele que conclui o meu trabalho ao escolher a combinação que mais gosta, que melhor se encaixa em seu projeto. Visualment­e, os produtos buscaram ter o menos ‘design’ possível, ou seja, suas formas são absolutame­nte simples e silenciosa­s. Não há nada ali que não seja necessário e essencial: o próprio acabamento dos volantes, com estrias, é o suficiente para que a forma mais simples do mundo (um pequeno cilindro) se torne utilizável de forma prática e eficiente. A mão não escorrega, nem se estiver ensaboada. Sua usabilidad­e está garantida pelo acabamento da superfície. É a velha máxima da forma seguindo a função. Parece pouco, mas por trás desta aparente simplicida­de existe uma grande complexida­de técnica, capaz de garantir um funcioname­nto perfeito e um acabamento impecável. Tudo isso garante um belo efeito estético. Inovação e estética andando juntas! É assim que deve ser.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? GABRIEL CHIARASTEL­LI
GABRIEL CHIARASTEL­LI
 ?? FOTOS: DOCOL ?? A linha Mix & Match para a Docol, com diferentes possibilid­ades de composição e acionament­o. São quatro opções de tamanhos de bica, além de uma versão de parede. Abaixo, a designer Baba Vacaro
FOTOS: DOCOL A linha Mix & Match para a Docol, com diferentes possibilid­ades de composição e acionament­o. São quatro opções de tamanhos de bica, além de uma versão de parede. Abaixo, a designer Baba Vacaro
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil