O Estado de S. Paulo

Para juízes, auxílio deve ser revisto nos 3 Poderes

- COM JULIANA BRAGA E ADRIANA FERRAZ. COLABOROU RAFAEL MORAES MOURA

Sob ameaça de perder o auxílio-moradia, presidente­s de associaçõe­s de magistrado­s e procurador­es começam a pressionar para que o Supremo Tribunal Federal inclua na ação os benefícios pagos também aos Poderes Executivo e Legislativ­o. Eles tentam evitar a associação desse subsídio ao reajuste de 16,38% para o Judiciário, que deve ser sancionado pelo presidente Michel Temer na quartafeir­a. “A regulament­ação tem que ser feita de maneira uniforme para os três Poderes”, sustenta o presidente da Associação Nacional dos Juízes Federais, Fernando Mendes.

» Cada um no seu... O juiz nega que haja relação de causa e efeito entre o reajuste e o fim do auxílio moradia, já que o Judiciário abriu espaço no orçamento de 2019 para a despesa.

» Veta Temer. O abaixo-assinado criado pelo partido Novo para pressionar Temer a vetar o aumento salarial de ministros e membros do MP já alcançou 2,6 milhões de assinatura­s. A meta é chegar a 3 milhões.

» Ele fica. No novo quadro da Polícia Federal, a aposta é que o delegado Umberto Ramos Rodrigues seja mantido na diretoria de inteligênc­ia. Ele foi nomeado pelo diretor-geral, Rogério Galloro, que será substituíd­o.

» Próximos capítulos. Advogados de Wesley e Joesley Batista esperam para março o fim da novela sobre a validade do acordo de delação. O processo, que está com o ministro Edson Fachin, chegou à fase de ouvir testemunha­s.

» Sem esperanças. A declaração do presidente do Supremo, Dias Toffoli, ao El País, de que a prisão de Lula respeitou a Constituiç­ão desanimou ainda mais o ex-presidente preso em Curitiba. Desde a derrota do PT, Lula anda abatido.

» Caiu a ficha. A cúpula do PT começa a lamentar a estratégia de Lula de impedir que seu advogado, Sepúlveda Pertence, tente a prisão domiciliar no Supremo. Lembram que ele já está há quase oito meses na cadeia.

» Sem bom dia. Governador eleito por São Paulo, João Doria (PSDB) criou um grupo de WhatsApp com os 27 colegas eleitos. Discretame­nte, pediu que evitem temas que não sejam de interesse de todos.

» A regra é clara. Dos 3.807 candidatos que não gastaram nenhum centavo na campanha deste ano, 1.361 são mulheres, ou seja, 35%. Nesta eleição, partidos foram obrigados a destinar pelo menos 30% do fundo eleitoral para elas.

» Terra à vista. A AGU intensific­ou os estudos sobre a polêmica envolvendo aquisição de terras brasileira­s por estrangeir­os. Um parecer de 2010 proíbe esse tipo de transação. A intenção é garantir investimen­tos internacio­nais no agronegóci­o com segurança jurídica e respeito à soberania.

» Juntos. Vice-presidente eleito, Hamilton Mourão tem dado prioridade a agendas de concessões ferroviári­as. A tiracolo, leva Levy Fidelix, o homem do Aerotrem e presidente do PRTB. Eles têm agendas com empresas de concessões, como Rumo, MRS, Vale e Randon.

» De saída. Secretário executivo da Comissão de Ética da Presidênci­a, Gustavo Caldas pediu exoneração. Ele estava lá desde 2016.

 ?? REPRODUÇÃO ?? » CLICK. O esquema de corrupção da Petrobrás, retratado no desfile da Beija-Flor, estampa a capa do CD Sambas de Enredo 2019, que chega às lojas no fim deste mês.
REPRODUÇÃO » CLICK. O esquema de corrupção da Petrobrás, retratado no desfile da Beija-Flor, estampa a capa do CD Sambas de Enredo 2019, que chega às lojas no fim deste mês.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil