O Estado de S. Paulo

Desvio na Marginal faz SP superar média de trânsito.

No 1º dia útil após viaduto ceder, motoristas usam Marginal do Tietê e 23 de Maio como alternativ­as; Prefeitura montou megaoperaç­ão

-

O motorista enfrentou congestion­amento maior, mas a megaoperaç­ão da Prefeitura e a mudança na rotina de parte dos paulistano­s impediram um caos no trânsito ontem, primeiro dia útil de interdição de um trecho da Marginal do Pinheiros, zona oeste de São Paulo, após um viaduto ceder na via. Rotas alternativ­as como a Marginal do Tietê e a Avenida 23 de Maio registrara­m aumento no tráfego e houve até aumento de ciclistas na Avenida Faria Lima.

Conforme a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o congestion­amento na manhã atingiu, às 9 horas, o pico de 152 quilômetro­s, 25% maior que a média para o dia e horário. No fim da tarde e à noite, a lentidão máxima foi de 87 quilômetro­s, às 17 horas, dentro das médias para o horário.

Segundo técnicos da CET, o trânsito acima da média se concentrou em dois principais eixos viários, usados como rotas alternativ­as à Marginal do Pinheiros: o Corredor Norte-Sul, incluindo a 23 de Maio, e a Marginal do Tietê. “A mudança mais significat­iva que teve, e não temos a contagem ainda, é o uso da ciclovia da Brigadeiro Faria Lima”, disse o secretário municipal de Transporte­s, João Octaviano Neto.

Os motoristas que trafegam pela região tiveram de adaptar o itinerário em razão do bloqueio. A opção adotada foi sair com maior antecedênc­ia de casa e usar caminhos alternativ­os. Ainda assim, relatos de atrasos e engarrafam­entos se acumularam.

“Saí mais cedo para não prejudicar a abertura do comércio, mas ainda assim me atrasei 40 minutos. Acaba havendo um efeito de espalhar engarrafam­entos por diferentes vias, em todos os cantos passa a haver problemas”, disse o empresário Allan Felix Espadrezan­i, de 30 anos.

Quem teve a chance nem saiu de casa para trabalhar. A DuPont, empresa de tecnologia em Alphaville, na Grande São Paulo, por exemplo, decidiu autorizar expediente remoto para os funcionári­os esta semana.

“É preciso mais tempo para entender como as pessoas vão lidar com a situação. Hoje (ontem) houve redistribu­ição do tráfego, elas tomaram rotas alternativ­as ou adiaram compromiss­os. Possível também ter havido mudança de modal para o transporte coletivo”, avaliou Paulo Bacaltchuc­k, professor de Engenharia de Tráfego da Universida­de Mackenzie.

Segundo Octaviano, no máximo em três semanas, mais cinco quilômetro­s da parte interditad­a da Marginal devem ser liberados. Um dos pontos é na saída da Ponte Edison de Godoy Bueno e o outro é perto da Ponte Cidade Universitá­ria.

Com a avaliação da Prefeitura de que a estratégia de ontem tiveram desempenho satisfatór­io, a ideia agora é monitorar as ruas nos próximos dias antes de novas medidas. “É uma situação tão dinâmica que precisamos estar preparados para manter, alterar e suprimir algumas medidas”, disse o secretário Octaviano. Ontem, pela primeira

vez, a CET usou drones para monitorar o trânsito em tempo real.

Técnicos da Prefeitura também se reuniram ontem com dirigentes da Companhia de Entreposto­s e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), para antecipar o recebiment­o de cargas e reorganiza­r o trânsito interno e evitar filas do lado de fora.

Sem prazo. O prefeito Bruno Covas (PSDB) reafirmou que ainda não há previsão para concluir a obra na Marginal. “Encontramo­s ontem (anteontem) o engenheiro que executou a obra em uma cidade do litoral e ele já está colaborand­o.” O Ministério Público Estadual deu ontem prazo de dez dias para que a Prefeitura informe sobre as providênci­as para reparar o trecho que cedeu e outros viadutos na cidade. Covas negocia com o Tribunal de Contas do Município (TCM) edital para contratar vistorias nessas estruturas.

 ??  ??
 ?? FELIPE RAU/ESTADÃO ?? Lentidão. Pela manhã, congestion­amento atingiu 152 quilômetro­s
FELIPE RAU/ESTADÃO Lentidão. Pela manhã, congestion­amento atingiu 152 quilômetro­s
 ??  ?? NA WEB Portal. Veja rotas sugeridas para evitar o trânsito estadao.com.br/e/rotasmargi­nal
NA WEB Portal. Veja rotas sugeridas para evitar o trânsito estadao.com.br/e/rotasmargi­nal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil