O Estado de S. Paulo

ATLETAS ‘GORDINHOS’ QUEBRAM TABUS

Com bons resultados, cavaleiros colocam em xeque relação peso x altura e promovem a diversidad­e

- Gonçalo Junior

Ocavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Fernandez Filho é chamado de “Fenômeno” e “Gordo” entre os amigos. Os apelidos fazem referência ao ex-atacante Ronaldo que, no final da carreira, apresentav­a uma forma física mais “cheinha”. Com 1,86 m e 96 quilos, Reynoso faz parte do grupo de cavaleiros que foge dos padrões físicos tradiciona­is. A exemplo do que acontece em outras modalidade­s, os atletas do hipismo são magros. Um jóquei em corridas de cavalo não passa dos 50 quilos, por exemplo. “Uso meu peso a meu favor. Não tenho grandes dificuldad­es. Para um cavaleiro, o importante é encontrar o ponto de equilíbrio”, diz Reynoso, que defendeu o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2012.

A relação entre peso e altura é um tema polêmico. No futebol, por exemplo, alguns clubes não divulgam o peso dos atletas. Tabu. “Existe um estigma associado ao excesso de peso e que fica mais nítido nas profissões associadas ao menor peso corporal. Isso não vai implicar necessaria­mente em menor rendimento”, diz a endocrinol­ogista Maria Edna de Melo, presidente da Abeso (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica).

No hipismo, o sobrepeso realmente não impede a obtenção de bons resultados. Reynoso é tricampeão brasileiro sênior top 2015/2017/2018 e atual líder do ranking brasileiro. Ele compete nos saltos. Fato semelhante acontece com o paulista André Parro. Com 1,81 m e 90 kg, ele foi bronze por equipes no Sul-Americano deste ano e esteve nos Jogos de 2000 e 2004. “Um dos meus planos é integrar a equipe brasileira no Pan”, afirma o atleta do Concurso Completo de Equitação (CCE).

Os dois cavaleiros encaram a questão do sobrepeso com naturalida­de. “Fico na dúvida se existe o biotipo ideal para os esportes. Com boa técnica, equilíbrio e talento é possível ter resultados expressivo­s”, argumenta o cavaleiro de 41 anos.

A Sociedade Hípica Paulista promoveu um encontro entre Reynoso e três modelos plus size da Ford Models Curve, para os manequins 44 ao 48. O encontro foi realizado na véspera do Campeonato Brasileiro de Seniores 2018, no mês passado. De maneira simbólica, Reynoso usou sua imagem e prestígio para mostrar que é um “atleta plus size”. E vencedor.

 ?? WERTHER SANTANA/ESTADÃO - 26/10/ 2018 ?? Ranking. Com 1,86 m e 96 quilos, Reynoso é o líder
WERTHER SANTANA/ESTADÃO - 26/10/ 2018 Ranking. Com 1,86 m e 96 quilos, Reynoso é o líder

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil