O Estado de S. Paulo

Hamilton vence e Alonso se despede

Temporada chega ao fim com prova movimentad­a, consagraçã­o do astro inglês e última corrida do piloto espanhol

- ABU DABI

A temporada 2018 da Fórmula 1 chegou ao fim ontem, em Abu Dabi, com uma prova movimentad­a, nova consagraçã­o do campeão e despedidas marcantes. Enquanto o pentacampe­ão Lewis Hamilton, da Mercedes, fechou com nova vitória o melhor campeonato da sua carreira, o bicampeão Fernando Alonso, da McLaren, deu adeus à categoria.

O espanhol de 37 anos vai procurar no próximo ano novos desafios em outras categorias. A 312.ª corrida da carreira foi tímida, com um 11.º lugar. Novamente ele não pontuou, mas foi o protagonis­ta da prova pelas homenagens recebidas. “Hoje eu queria aproveitar cada minuto, mas foi o dia mais movimentad­o de toda a minha vida. Não tive um momento livre sequer. Nem pude conversar pelo telefone”, brincou Alonso.

Um dos últimos atos do piloto na Fórmula 1 foi a demonstraç­ão do seu temperamen­to forte e sarcástico. Nas voltas finais, um engenheiro da McLaren insistiu pelo rádio para o espanhol forçar o ritmo, ultrapassa­r o dinamarquê­s Kevin Magnussen para ao menos somar um ponto na sua despedida. “Eu já tenho 1,8 mil pontos na carreira”, ironizou o bicampeão.

Alonso correu em uma McLaren decorada com as cores do seu capacete: faixas em vermelho e amarelo da bandeira da Espanha e mais o azul celeste, em referência às Astúrias, onde o espanhol nasceu. A partir de agora, as cores estão em uma outra categoria do automobili­smo.

O piloto sonha em ganhar a Tríplice Coroa das pistas, composta por vitórias no GP de Mônaco da Fórmula 1, as 24 Horas de Le Mans e as 500 Milhas Indianápol­is, prova que é a única lacuna no currículo do espanhol para acumular o feito.

“Tenho outros objetivos fora da Fórmula 1 para ser o melhor piloto do mundo ou o mais completo. Preciso ganhar todos os atributos possíveis. É isso o que gosto de fazer: competir, não só na Fórmula 1. Tive outras experiênci­as nas pistas e me diverti muito correndo”, afirmou.

O fim de semana especial fez Alonso ser mais protagonis­ta do que o vencedor da prova. Lewis Hamilton dominou a corrida e fechou a melhor temporada da carreira com a 11.ª vitória no ano. O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, foi o segundo e o holandês Max Verstappen, da Red Bull, completou o pódio.

Hamilton fez questão de elogiar Alonso após a corrida. “Alonso foi uma verdadeira lenda.

Todos vamos sentir saudades dele, até porque ele não deixa o automobili­smo, mas só a Fórmula 1”, afirmou. Os dois foram companheir­os de equipe

na McLaren em 2007 e tiveram uma rivalidade intensa.

Um outro campeão se despediu em Abu Dabi, porém apenas da equipe. O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, vai deixar a escuderia pela qual ganhou o campeonato de 2007 para se apresentar à Sauber em março de 2019. O piloto abandonou logo cedo, na sexta volta.

Se Fernando Alonso deixa a Fórmula 1 por decisão própria, outros nomes do grid se despediram da categoria em Abu Dabi contra a vontade. Sergey Sirotkin, Marcus Ericsson, Esteban Ocon e Stoffel Vandoorne são alguns dos jovens pilotos que estão sem contrato para guiar por alguma equipe no próximo ano.

Maratona. A temporada de 2019 será uma das mais longas da história. Com o número de etapas mantido (21 compromiss­os), o calendário começa em 17 de março, na Austrália, e vai se alongar até dezembro. O encerramen­to será novamente em Abu Dabi, com o GP do Brasil como penúltima parada, em 17 de novembro, em Interlagos.

 ?? SIMON GALLOWAY / TWITTER / F1 ?? Acidente. Alemão Nico Hulkenberg, da Renault, capotou
SIMON GALLOWAY / TWITTER / F1 Acidente. Alemão Nico Hulkenberg, da Renault, capotou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil