O Estado de S. Paulo

Viaduto começará a ser erguido no sábado

- Bruno Ribeiro

A Prefeitura terminou ontem de construir uma base de concreto sob o viaduto da Marginal do Pinheiros que cedeu no último dia 15, e inicia agora a instalação de seis macacos hidráulico­s, que erguerão a estrutura a partir de sábado. Por isso, a Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolit­anos (CPTM), que passa por baixo da estrutura, terá de ser fechada parcialmen­te.

Segundo o prefeito Bruno Covas (PSDB), o trabalho até aqui consistiu em dar apoio à estrutura para evitar que cedesse mais. Agora, os macacos vão devolver o viaduto à posição original, dois metros acima de onde está agora.

É um processo lento, com milímetros de alteamento por hora e em meio a testes. Segundo técnicos, isso pode levar pelo menos 10 dias. A estrutura pesa cerca de 500 toneladas.

“Em breve vamos poder ter certeza de qual hipótese é a verdadeira em relação ao que houve e qual vai ser a obra de engenharia necessária para recuperar o viaduto”, disse o prefeito.

Ontem, foi aberto novo acesso da pista expressa à local da Marginal, devolvendo mais dois quilômetro­s da pista. Ainda há seis quilômetro­s interditad­os. Inquérito. Covas comentou ainda o inquérito do Ministério Público Estadual para apurar a queda do viaduto. Para ele, “responsabi­lizar uma administra­ção que está há oito meses (no governo) em relação à manutenção de um viaduto de 40 anos é uma dificuldad­e argumentat­iva mais difícil do que um duplo twist carpado”, em referência à ginástica olímpica.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil