O Estado de S. Paulo

Doria anuncia três novos nomes para compor o governo

Tucano criou o cargo de presidente executivo do Fundo Social; entidade será presidida pela primeira-dama, Bia Doria

- Carla Bridi

O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou ontem três novos nomes que farão parte da gestão estadual a partir de 2019. A advogada Lia Porto será a nova procurador­a-geral do Estado, o economista Filipe Sabará, atual secretário municipal de Assistênci­a e Desenvolvi­mento, assumirá o cargo de presidente executivo do Fundo Social de Solidaried­ade do Estado de São Paulo, e a primeira-dama, Bia Doria, será a presidente da entidade. O anúncio foi feito em entrevista coletiva ao lado do futuro vicegovern­ador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia.

A novidade é a criação, pela primeira vez, do cargo de presidente executivo no Fundo Social. Doria delegou a “responsabi­lidade gerencial e executiva” a um especialis­ta para, segundo ele, otimizar a distribuiç­ão de recursos para ações sociais no Estado. Desde a criação do fundo, em 1967, quem sempre assumiu a cadeira da presidênci­a foram as primeiras-damas.

A medida, disse o governador eleito, “se estabelece dentro de uma visão moderna de gestão”. O novo cargo também foi motivo de comemoraçã­o de Bia Doria. “Fiquei muito feliz quando pedi a ajuda de algum profission­al para melhorar isso e o João aceitou. Vocês verão as melhoras”, afirmou.

Anteontem, Doria havia anunciado o jornalista Cleber Mata para a secretaria de Comunicaçã­o e o coronel Walter Nyakas Júnior para a pasta de Defesa Civil. Ao todo, foram anunciados dez nomes para compor o secretaria­do e outros quatro para chefiar secretaria­s especiais. O futuro governador novamente não especifico­u quantas secretaria­s o Estado de São Paulo terá em sua gestão – atualmente são 25. Outros nomes da equipe serão anunciados na próxima segunda-feira.

Segundo o vice-governador eleito, os secretário­s estaduais já indicados estão com suas equipes fazendo levantamen­to de informaçõe­s e dados do atual governo, e preparando um plano sobre os principais temas. “A princípio, temos uma prioridade clara nas áreas da saúde, segurança e educação”, disse. “Devemos nas próximas semanas listar quais serão as primeiras medidas”, disse Garcia.

Delegado-geral. Doria também recebeu ontem a lista tríplice com os nomes dos delegados melhores colocados na eleição interna da classe, promovida pelas duas principais entidades que representa­m a categoria – a Associação e o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado de São Paulo – para a definição do futuro delegadoge­ral. A lista não foi divulgada.

“Fiquei feliz quando pedi a ajuda de um profission­al para melhorar isso (Fundo Social) e o João aceitou.” Bia Doria

PRIMEIRA-DAMA

 ?? RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS ?? Secretaria­do. Doria deve anunciar mais integrante­s 2ª feira
RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS Secretaria­do. Doria deve anunciar mais integrante­s 2ª feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil