O Estado de S. Paulo

PF faz operação contra líderes de facção em RR

- BOA VISTA MACEDO, JULIA AFFONSO e CYNEIDA CORREIA, ESPECIAL PARA O ESTADO

A Polícia Federal deflagrou ontem a Operação Érebo, que investiga lideranças regionais de facção criminosa que atua dentro e fora de presídios pelo País. Foram cumpridos 45 mandados de prisão preventiva e 4 de busca e apreensão em Boa Vista e em Mossoró (RN), onde há uma penitenciá­ria federal.

Segundo a PF, foram identifica­dos “os mentores responsáve­is pelos diversos atentados” a delegacias, prédios públicos e bancos em Roraima de 29 a 31 de julho. As ordens para os ataques partiram de dentro de presídios, como o de Mossoró, após um relatório feito por um membro da facção relatando maus tratos aos presos. “Tivemos um grande passo para retomar o controle do sistema e evitamos que líderes fossem postos em liberdade, comprovand­o que eram mandantes dos crimes”, disse o superinten­dente da PF em Roraima, Richard Macedo.

Neste mês, foi decretada intervençã­o federal no sistema carcerário roraimense, a pedido da Procurador­ia-Geral da República, por causa do risco de “colapso” nos presídios do Estado. As unidades tinham problemas até no fornecimen­to de comida aos detentos e salários de agentes penitenciá­rios atrasados.

Em 2016, antes do massacre na Penitenciá­ria Monte Cristo, de Boa Vista, o Estado havia anunciado a construção de uma prisão de segurança máxima, o que não saiu do papel./FAUSTO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil