O Estado de S. Paulo

Pietro Fittipaldi exalta 1º teste num carro da F-1: ‘Fantástico’

Brasileiro anda pela primeira vez com o carro da Haas, equipe em que será piloto de teste, e fica bastante empolgado

- ABU DABI

Pietro Fittipaldi aprovou e comemorou a sua primeira oportunida­de num carro de Fórmula 1, ontem, no primeiro dia de testes de pneus em Abu Dabi. O brasileiro testou o carro da Haas, equipe da qual será piloto de testes em 2019. “Foi um dia fantástico”, exaltou o neto de Emerson Fittipaldi.

“Estou muito feliz com meu primeiro dia em um F-1: foi muito emocionant­e, o carro é incrível, muito rápido tanto na freada quanto na aceleração e velocidade que você consegue carregar na curva. O F-1 é muito veloz, impression­ante como é grudado no chão. É o conjunto perfeito: tudo que você quer em um carro de corrida o F-1 tem”, comentou Pietro.

O brasileiro de 22 anos completou 54 voltas ao longo do dia no circuito de Yas Marina, que recebeu a última corrida do ano no domingo. Em sua melhor volta, ele anotou o tempo de 1min39s201 e ficou na oitava posição geral, à frente de pilotos mais experiente­s, como o finlandês Kimi Raikkonen, que pilotou pela Sauber, sua equipe para 2019.

Pela manhã, Pietro teve problemas com o carro, que sofreu uma pane eletrônica. Deu apenas 18 voltas no traçado. Mas voltou à tarde para melhorar seu desempenho. “Mesmo com um pequeno problema eletrônico na primeira parte do dia, conseguimo­s completar mais de 50 voltas, testando várias coisas para 2019, como os novos pneus Pirelli. Fizemos todo o programa e estou bem feliz com nosso desempenho em Abu Dabi.”

Foi a primeira oportunida­de do neto de Emerson com um carro de F-1. Outras chances devem surgir nos testes da prétempora­da em Barcelona, entre os dias 18 e 21 de fevereiro e 26 de fevereiro e 1º de março. Pietro também poderá aparecer na pista em eventuais treinos livres da temporada 2019.

A chance de Pietro na pista de Abu Dabi marca o retorno de um brasileiro à categoria. Felipe Massa foi o último piloto do País na F-1, ao encerrar sua trajetória no campeonato, no fim do ano passado. Neste ano, o Brasil não contou com representa­ntes no grid pela primeira vez desde 1970. O teste do jovem piloto também marca a volta da família Fittipaldi à F-1. Um membro do famoso clã do automobili­smo brasileiro não guiava um carro da categoria desde 1994, com Christian, sobrinho do bicampeão Emerson.

 ?? WERTHER SANTANA/ESTADÃO – 9/11/ 2018 ?? Alegria. Pietro Fittipaldi dirigiu pela primeira vez na F-1
WERTHER SANTANA/ESTADÃO – 9/11/ 2018 Alegria. Pietro Fittipaldi dirigiu pela primeira vez na F-1

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil