O Estado de S. Paulo

Na Alemanha, autor de atentado recebe 14 anos de prisão

Russo é condenado após ataque a ônibus do Borussia Dortmund em 11 de abril de 2017 que feriu o zagueiro Bartra

- DORTMUND

Um tribunal alemão condenou a 14 anos de prisão o autor do ataque ao ônibus do Borussia Dortmund, em 11 de abril de 2017, quando o veículo transporta­va o time de futebol do clube para um jogo válido pela Liga dos Campeões. Identifica­do pela corte estadual de Dortmund apenas como Sergej W., por causa das leis de privacidad­e na Alemanha, ele foi sentenciad­o por tentativa de homicídio ao ser considerad­o culpado após 28 acusações contra ele.

Réu confesso, o russo de 29 anos admitiu durante a investigaç­ão, em janeiro passado, que detonou à distância três explosivos que ele havia posicionad­o na rota do ônibus que estava a caminho do estádio Signal Iduna Park, em Dortmund. Naquele dia o local abrigaria a partida entre o Borussia e o Monaco, pelas quartas de final da competição continenta­l, mas o confronto acabou sendo adiado por causa do episódio.

Então jogador do Borussia, o zagueiro espanhol Marc Bartra foi atingido por estilhaços de uma das janelas do ônibus destruídas pelas explosões. Hoje atleta do Betis, ele chegou a ser submetido a uma cirurgia por causa de uma fratura sofrida no osso rádio, do antebraço direito, e detritos ficaram alojados sob a pele do jogador, que não chegou a correr risco de morte.

O veredicto encerrou um julgamento de 11 meses e contou com depoimento­s de jogadores e de Thomas Tuchel, técnico do Borussia na época e hoje comandante do Paris Saint-Germain.

De acordo com conclusões da promotoria do caso, que pediu pela prisão perpétua do autor do atentado, Sergej procurou “causar o maior dano possível” com o seu ato criminoso, inclusive provocando mortes e ferimentos aos ocupantes do ônibus. O réu, porém, negou que tivesse intenção de matar ou ferir alguém.

Ele alegou que pretendia causar uma desvaloriz­ação do Borussia na Bolsa de Valores de Frankfurt e, com isso, enriquecer com especulaçã­o no mercado de ações. Na época, o autor esperava que o ataque pudesse ser considerad­o como um atentado de terrorista­s islâmicos. O Borussia é o único clube alemão que possui ações na Bolsa.

 ?? MARCEL KUSCH/AFP ?? Condenado. Sergej foi julgado na corte de Dortmund
MARCEL KUSCH/AFP Condenado. Sergej foi julgado na corte de Dortmund

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil