O Estado de S. Paulo

Conheça os tipos de plano

-

Os dois tipos básicos de planos de previdênci­a privada são o PGBL, sigla para Plano Gerador de Benefício Livre, e o VGBL, Vida Gerador de Benefício Livre. A escolha define o percentual de Imposto de Renda que será cobrado quando você precisar retirar seu dinheiro ou começar a receber sua renda. Veja:

PGBL

Indicado para quem faz a declaração de IR no modelo completo e contribui para a Previdênci­a Social. Permite dedução das contribuiç­ões em até 12% da renda anual tributável. Se ocorrer o resgate, o IR vai incidir sobre todo o valor resgatado.

VGBL

Indicado para quem faz a declaração de IR no modelo simplifica­do. Se ocorrer o resgate, o IR vai incidir somente sobre os rendimento­s do plano. Além do tipo de plano, é necessário escolher o regime de tributação. No Regime Progressiv­o, o IR vai incidir sobre os valores recebidos, variando de zero, ou isento, a 27,5%, dependendo do valor, e é indicado para quem tem objetivos no médio prazo. Já no Regime Regressivo, o IR vai incidir conforme o prazo de permanênci­a de cada contribuiç­ão no plano, podendo chegar a 10% com permanênci­a de cada contribuiç­ão acima de 10 anos. Esses e outros aspectos importante­s, como os tipos de coberturas de seguro e as opções de fundos onde o dinheiro será aplicado, conforme seu perfil de investidor, podem ser explicados em detalhes pelo corretor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil