O Estado de S. Paulo

Caoa trará Exeed ao Brasil

Modelos da nova divisão de luxo da Chery virão em 2019. Primeiro deve ser o SUV TX

- Tião Oliveira tiao.oliveira@estadao.com

ACaoa trará a marca chinesa Exeed ao Brasil em 2019. A informação foi revelada pelo presidente do grupo brasileiro, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, em entrevista ao canal do YouTube “Carro Arretado”. Em fevereiro o Jornal do Carro havia antecipado essa possibilid­ade.

A nova divisão de luxo da Chery foi apresentad­a no Salão de Frankfurt, em 2017. A marca levou à Alemanha o TX, protótipo de um SUV médio.

As operações da Chery no Brasil foram compradas pela Caoa no fim do ano passado. O grupo também é importador de veículos Hyundai e Subaru.

Andrade não revelou qual Exeed virá ao País. Inicialmen­te, o mais provável é a versão de produção do TX. Isso porque o SUV utiliza a mesma plataforma dos Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8. Os três SUVs da Chery estão confirmado­s para o Brasil e serão feitos na fábrica da Caoa em Anápolis (GO).

Em meados deste ano, a Caoa registrou no País a patente do SUV. O TX tem cinco lugares, 4,66 metros de compriment­o e entre-eixos de 2,71 metros. A versão longa, TXL, tem sete lugares e 2,8 m de entre-eixos.

Para desenvolve­r a nova marca, a Chery contratou projetista­s e engenheiro­s da Mercedes e da BMW. O objetivo é dissociar a Exeed da imagem de carro barato e de baixa qualidade, que costuma acompanhar os carros de fabricante­s chinesas.

O protótipo do Exeed TX revelado em Frankfurt tem cinco lugares e é híbrido plug-in. Em tomadas convencion­ais, a recarga completa poderá ser feita em cerca de quatro horas e a parcial (80%), em 30 minutos.

O motor a combustão do Exeed TX é 1.5 turbo de 150 cv, o mesmo dos Chery Tiggo 5x e Arrizo 5. O elétrico gera 115 cv.

Segundo a Chery, o Exeed TX roda, em média, 55 km com um litro de gasolina. No modo elétrico, a autonomia é de 70 km.

 ?? CHERY/DIVULGAÇÃO ?? Ainda um protótipo, TX divide a base com a linha Tiggo que será nacional
CHERY/DIVULGAÇÃO Ainda um protótipo, TX divide a base com a linha Tiggo que será nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil