O Estado de S. Paulo

Sopro de juventude

Honda Accord evolui na 10ª geração e traz, além de novo visual, o ótimo motor 2.0 turbo

- Thiago Lasco thiago.lasco@estadao.com

Adécima geração do Accord está chegando às concession­árias da Honda no País com visual atualizado, novo conjunto mecânico e mais tecnologia. Em versão única, Touring, tabelada a R$ 198.500, o modelo feito nos EUA quer enfrentar até sedãs de marcas premium.

O desenho da carroceria deixou para trás a caretice e segue a mesma direção de estilo do Civic, com traseira que remete à de um fastback. Feito sobre uma nova plataforma, o sedã ficou maior por dentro, embora seu compriment­o tenha diminuído em 1,4 cm.

A distância entre eixos cresceu 5,5 cm. A cabine é bem ampla, especialme­nte para quem viaja no banco traseiro.

Os confortáve­is bancos são cobertos de couro perfurado – os da frente têm ventilação e ajustes elétricos. O painel tem desenho limpo e traz uma faixa que imita madeira.

O painel de instrument­os tem velocímetr­o analógico e tela virtual de 7 polegadas. A da central multimídia, de 8”, é sensível ao toque e tem botões que facilitam a operação.

A Honda finalmente dotou o sedã de recursos como controlado­r de velocidade adaptativo, assistente para permanênci­a em faixa e frenagem de emergência. Todos esse itens são inéditos na marca no País.

COMPORTAME­NTO

Em movimento, o novo Accord empolga. O motor 2.0 turbo, com injeção direta de gasolina e 256 cv, tem desempenho condizente com o visual mais esportivo do sedã. A imagem de “carro de tiozão” definitiva­mente ficou no passado.

A um pisão mais forte no acelerador,

o sedã rasga a camisa de Clark Kent e se revela um Superman. Com torque de 37,7 mkgf já a 1.500 rpm, o Honda está sempre pronto a acelerar e retomar velocidade.

O modo Sport muda as respostas de direção, motor e câmbio – o sedã fica ainda melhor.

O inédito câmbio automático

de dez velocidade­s tem trocas rápidas, suaves e casa bem com o 2.0. Dá para reduzir até quatro marchas de uma vez.

O senão é o acionament­o, por meio de botões, que causa estranheza – especialme­nte de início. Como não há alavanca, o console está bem limpo, mas o sistema é pouco intuitivo.

 ?? FOTOS: HONDA/DIVULGAÇÃO ??
FOTOS: HONDA/DIVULGAÇÃO
 ??  ??
 ?? FONTE: HONDA ?? Painel ficou mais bonito e tem tela de 8 polegadas sensível ao toque
FONTE: HONDA Painel ficou mais bonito e tem tela de 8 polegadas sensível ao toque
 ??  ?? Botões no console para trocas de marcha são pouco intuitivos
Botões no console para trocas de marcha são pouco intuitivos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil