O Estado de S. Paulo

Carros de corrida sempre dão medo

-

Não é toda hora que um carro de corrida da respeitada categoria Porsche Cup está disponível para avaliação em uma pista como Interlagos. Por isso, era imprescind­ível prestar atenção nas dicas do piloto para não fazer feio e, mais do que isso, levar o modelo de volta inteiro para os boxes. A experiênci­a no GT3 RS tinha sido incrível em termos de performanc­e e já dava um conhecimen­to de pista e segurança necessária para dirigir o Porsche Cup sem suar muito debaixo da balaclava. Mas carros de corrida dão medo. A adrenalina da superação da máquina pelo homem e da velocidade, ao mesmo tempo em que animam, geram frio na barriga.

De cara, os 485 cv do 911 de pista se mostram muito mais ariscos que os 520 do GT3 RS. Isso porque o carro de corrida tem 230 kg a menos que o de rua, escapament­o aberto e pneus slick. Esse trio aumenta a performanc­e e deixa o carro ainda mais grudado no chão.

Para comparação, o GT3 RS chegava ao final da reta principal de Interlagos a 218 km/h. Com o 911 de competição foi possível chegar no mesmo ponto a 230 km/h, com uma freada seca na descida do S do Senna após a placa de 50 metros.

Aliás, ver o piloto fazer isso, na volta de apresentaç­ão, deu a impressão de que seria fácil. Afinal, que dificuldad­e existe em apertar o freio forte e virar o volante? Na prática, contudo não foi assim. A freada não foi tão forte, a traseira escorregou e foi preciso segurar o volante como um bote salva-vidas para não perder o controle do carro.

Nem a redução de marcha por meio da aleta atrás do volante para gerar freio-motor salvou a tangência. Carros de corrida não perdoam falhas. Tampouco arrogância.

 ??  ?? Pneus slick de corrida fazem muita diferença na estabilida­de
Pneus slick de corrida fazem muita diferença na estabilida­de
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil