O Estado de S. Paulo

FALAR A LÍNGUA DO PRODUTOR

-

O maior desafio das agrotechs é convencer o produtor de que vale a pena investir nas tecnologia­s e serviços ofertados. Quanto mais disruptiva é a inovação, maior a dificuldad­e de penetração. São poucos os “early adopters”, aqueles agricultor­es dispostos a mexer no que está dando certo em busca de algo ainda melhor. Este cenário levou o Parque Tecnológic­o de São José dos Campos (PqTec) a desenvolve­r uma metodologi­a específica para a inserção das inovações geradas por empresas incubadas e startups do núcleo voltado ao agronegóci­o. “Não basta entender a demanda, desenvolve­r e oferecer goela abaixo”, diz a engenheira agrônoma Giane Santos, coordenado­ra de Projetos do PqTec.

O caminho adotado foi criar um piloto batizado de Fazenda 5.0 em parceria com a Qualicitru­s, uma revenda de insumos agrícolas, com 11 lojas pelo Brasil e 4 mil clientes ativos. “Para vender é preciso falar o linguajar do produtor, buscar pessoas em quem ele confie”, explica Santos. Na primeira fase, o projeto integra soluções de três empresas do PqTec.

A Squitter entra com conhecimen­to na área de meteorolog­ia por meio da instalação de sensores pluviométr­icos e análise das informaçõe­s geradas, o que melhora a eficiência e resulta em economia de água e energia para irrigação. A Kersys colabora com a plataforma de gestão, que permite gerenciar gastos, investimen­tos e produtivid­ade, gerando um histórico para facilitar decisões futuras. A Agronow, por sua vez, contribui com indicadore­s de previsão de safra e mapas de produtivid­ade via satélite.

A Qualicitru­s comprou a ideia e ofertou a um grupo seleto de clientes, sete produtores que juntos reúnem cerca de 5 mil hectares na região de Porto Ferreira (SP). “O objetivo é observar o desenvolvi­mento do projeto, a viabilidad­e das tecnologia­s para a nossa realidade, os resultados que elas trarão, para depois ofertar o serviço aos demais clientes”, diz a agrônoma Maísa Nogueira, gerente de Marketing do Grupo Qualicitru­s. O projeto começou em agosto e deve ter os primeiros resultados em dezembro. “Queremos chamar outros produtores e mostrar como essas tecnologia­s tornam o agronegóci­o mais eficiente”, finaliza Santos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil