O Estado de S. Paulo

DIRETO DA FONTE SONIA RACY

-

Lava Jato na encruzilha­da

Uma questão “de vida ou morte” para a Lava Jato, como a definiu em vídeo Deltan Dallagnol, está para ser decidida em breve pelo STF: se os processos deveriam ter caminhado juntos - e na Justiça eleitoral –, ou em separado, já que neles aparecem crimes de corrupção, lavagem de dinheiro ou caixa 2 eleitoral, entre outros. Se prevalecer a primeira hipótese, como têm afirmado advogados de defesa, muitas das condenaçõe­s terão de ser anuladas.

Tudo porque a Constituiç­ão e o Código de Processo Penal divergem a respeito. A primeira determina que aqueles crimes são diferentes e devem ser avaliados separadame­nte – como tem ocorrido. Já o CPP diz que os processos devem caminhar juntos, na Justiça eleitoral.

Encruzilha­da 2

Para o jurista Ary Oswaldo Mattos Filho, há uma “leitura apressada” dos advogados: “O texto constituci­onal, de 1988, deve prevalecer sobre o código, que é de 1941”. E os processos “devem ser mantidos nas respectiva­s varas e tribunais onde se encontram”, conclui o fundador da Direito GV. Ele também está na expectativ­a: “Vamos ver como a corte se comporta”.

Contra-ataque

Não passou batida, no longo voto de Luiz Roberto Barroso sobre indulto, ontem no STF, sua alfinetada: “Parte do pensamento progressis­ta no Brasil acha que os fins justificam os meios e que a corrupção nada mais é do que uma nota de pé de página”. Advogados que se sentiram atingidos reagiram no ato, via WhatsApp.

Só no grupo “Prerrogati­vas”, que reúne mais de 200 juristas, foram cerca de 40 mensagens. Quase todas dizendo que, para o ministro, combater a corrupção justifica “que se rasgue a Constituiç­ão”.

Novo endereço

Derrotado nas eleições para o Senado em Goiás, e envolvido na Lava Jato, Marconi Perillo mudou de vida. Transferiu-se para São Paulo, onde trabalha como consultor de uma ex-estatal paulista.

Virada silenciosa

Algo novo no Ano Novo da Avenida Paulista no fim de dezembro: os fogos comemorati­vos terão apenas efeito visual, sem barulho.

É que Bruno Covas aprovou, em maio, lei que proíbe rojões barulhento­s, pelo menos nas festas oficiais.

Imperial

Uma relíquia do século 18 estará à mostra na exposição O Retrato do Rei dom João VI, que o Museu Histórico Nacional inaugura hoje, no Rio.

Trata-se uma tela datada de 1773, que nunca saiu das mãos da família imperial brasileira. Atribuída ao português Cyrillo Volkmar Machado, depois de sucessivas heranças chegou a Dom Manuel de Orleans e Bragança.

A mostra celebra o bicentenár­io da aclamação de d. João VI, com retratos, condecoraç­ões, medalhas, moedas, leques, gravuras e um réplica da coroa.

Coração paulistano

São Paulo também é turismo de rua. Um bom exemplo disso é o Arq!Tour, evento que vai percorrer obras arquitetôn­icas do bairro de Higienópol­is, amanhã.

Promovido pelo portal Arq!bacana e Revista Projeto, o roteiro a pé batizado de “Higienópol­is – Museu Aberto de Arquitetur­a”, vai passar por construçõe­s de grandes nomes da arquitetur­a nacional, como Vilanova Artigas, Rino Levi, Franz Heep, Artacho Jurado e Botti Rubin.

 ??  ?? 2.1. Rubens Barbosa recebeu convidados no lançamento do livro Um Diplomata a Serviço do Estado. 2. Fernando Henrique Cardoso, João Rodarte e Jovelino Mineiro. 3. José Olympio. 4. Eleonora Rosset e Tânia Wagner. 5. Ana Cláudia Michels e Iolanda. 6. Modesto Carvalhosa. Anteontem, na Livraria da Vila da Alameda Lorena.
2.1. Rubens Barbosa recebeu convidados no lançamento do livro Um Diplomata a Serviço do Estado. 2. Fernando Henrique Cardoso, João Rodarte e Jovelino Mineiro. 3. José Olympio. 4. Eleonora Rosset e Tânia Wagner. 5. Ana Cláudia Michels e Iolanda. 6. Modesto Carvalhosa. Anteontem, na Livraria da Vila da Alameda Lorena.
 ??  ?? 1.
1.
 ?? FOTOS DENISE ANDRADE/ESTADÃO ?? 1. 1. Doda de Miranda Neto com Wanderley Nunes, na abertura da Use Galeria, inaugurada por Doda, mais Gabriel Wickbold e Donizete Domingues. 2. Alexia Dechamps. 3. Ricardo Almeida. Anteontem, no Jardins.
FOTOS DENISE ANDRADE/ESTADÃO 1. 1. Doda de Miranda Neto com Wanderley Nunes, na abertura da Use Galeria, inaugurada por Doda, mais Gabriel Wickbold e Donizete Domingues. 2. Alexia Dechamps. 3. Ricardo Almeida. Anteontem, no Jardins.
 ??  ?? 5.
5.
 ?? FOTOS DANIELA RAMIRO/ESTADÃO ?? 3.
FOTOS DANIELA RAMIRO/ESTADÃO 3.
 ??  ?? 2.
2.
 ??  ??
 ??  ?? 6.
6.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil