O Estado de S. Paulo

RISOTO DE FRUTOS DO MAR

-

RENDIMENTO: 2 PORÇÕES INGREDIENT­ES 150 g de arroz Vialone Nano (ou Arborio ou Carnaroli) 1,5 litro de caldo de peixe 400 g de mexilhões

200 g de vôngole

200 g de polvo cozido 2 lagostins

100 g de lula Salsinha

Azeite de oliva extravirge­m Sal a gosto PREPARO

1. Limpe todos os frutos do mar. Cozinhe cada um até seu ponto perfeito, sem perder suculência, e reserve-os num prato morno coberto com folha de alumínio para não ressecar. Pode-se optar por deixar com ou sem concha os mexilhões e os vôngoles. As lulas podem ser cortadas em anéis ou em tiras, no sentido do compriment­o. Para o polvo, é aconselháv­el deixar o tentáculo inteiro.

2. Coloque o arroz numa panela adequada para risoto, com diâmetro de 15 cm a 18 cm e altura de 12 cm ou mais. Leve o arroz ao fogo, sem nenhuma gordura, e aqueça até começar a torrar levemente, mas sem escurecer. Será suficiente perceber que o grão absorveu o calor e você perceberá também que vai desprender um perfume leve e agradável. Comece, então, a regar com o caldo de peixe, aos poucos, sem afogar o arroz. Acrescente um pouco de sal.

3. Continue o cozimento por 15 a 16 minutos, regando toda vez que precisar, mas sem nunca submergir o arroz completame­nte. No final do cozimento, emulsione o arroz com azeite de oliva extravirge­m e ajuste o sal.

4. Acomode o arroz num prato raso e force-o a se espalhar com uns golpes debaixo do prato. Acomode os frutos do mar por cima do arroz e distribua algumas folhas de salsinha. Pode-se regar os frutos do mar com algumas gotas de azeite.

*Dica do chef: este é um jeito diferente e mais moderno de fazer risoto, sem gordura e sem vinho, para preservar o aroma e o delicado sabor do amido do arroz e poder distingui-lo nitidament­e, junto aos outros ingredient­es, assim como dar a esse prato tradiciona­l um caráter mais leve e mais fresco.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil