O Estado de S. Paulo

Mercado financeiro renova otimismo sobre Ibovespa

-

O otimismo sobre o desempenho do Ibovespa na próxima semana (3 a 7 de dezembro) avançou fortemente no Termômetro Broadcast Bolsa, tanto pelo avanço da expectativ­a de ganhos quanto pela redução da previsão de queda. Entre 29 participan­tes da pesquisa, a parcela que acredita que o período será de alta ficou em 75,86%, ante 17,24% dos que esperam recuo. Na anterior, a expectativ­a de ganhos para a Bolsa nesta semana representa­va 53,57% do universo e a de perdas, 32,14%. A previsão de estabilida­de caiu de 14,29% para 6,90%. O levantamen­to tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportame­nto do índice na semana seguinte. A Bolsa teve valorizaçã­o semanal de 3,80%.

Os mercados já abrem na segundafei­ra repercutin­do o resultado do encontro dos países do G-20 em Buenos Aires e, mais do que isso, da reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente chinês Xi Jinping, prevista para a noite deste sábado. O principal tema do evento será a disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo.

Na agenda, o destaque é o relatório de emprego nos Estados Unidos, na sexta-feira. Ainda no exterior, serão conhecidos ao longo da semana indicadore­s de comércio exterior da China em novembro, que devem servir de termômetro sobre o impacto do aumento das tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos. Em Viena, na quinta, começa a reunião de dois dias da Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo (Opep).

No Brasil, o destaque é o IPCA de novembro, na sexta-feira. “Projetamos deflação de 0,09% do IPCA de novembro, reforçando o balanço de riscos mais equilibrad­o”, dizem os economista­s do Bradesco. Antes, na terça, o Senado deve votar o projeto de lei que revisa as regras para a cessão onerosa das áreas do pré-sal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil