O Estado de S. Paulo

Um autor em busca de gente real e genuína

- / A.G.F.

Quando a montagem americana de Casa de Bonecas 2 estava em andamento, Lucas Hnath levava com ele fragmentos escritos a cada dia e pedia aos atores para improvisar. Escrever, segundo ele, é reescrever –e a voz dos atores era importante para testar se suas palavras eram ou não verdadeira­s. Por influência da leitura de Gertrude Stein (em particular Doctor Faust Lights the Light), que revirou Fausto em seu libreto de ópera modernista, o dramaturgo evocou Ibsen não por apego ao realismo, mas justamente para colocá-lo à prova, ao adotar uma estratégia que valoriza a performanc­e, não a imitação do real.

É assim também com outros textos que produziu, como The Christians (2015) e Red Speedo (2016). Na primeira, cinco atores discutem conceitos religiosos – são personagen­s intercambi­áveis e um poderia tranquilam­ente assumir o discurso do outro. Em nenhum momento Hnath é desrespeit­oso com os textos evangélico­s ou zomba dos fiéis. Lida com a descrença de um líder como Bergman lidaria.

Em Red Speedo, consumo de drogas e competição esportiva viram sinônimos. Finalmente, em Hillary e Clinton (2016), ele fala de uma mulher que disputa as eleições presidenci­ais e pede ajuda ao marido. Detalhe: a história é ambientada num universo paralelo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil