O Estado de S. Paulo

Nicolas, falso loiro

Ator fala do papel na novela ‘O Tempo Não Para’ e do serial killer de ‘O Segredo de Davi’

- Luiz Carlos Merten

Nicolas Prattes conversa com a reportagem do Estado durante um intervalo da gravação da novela das 7. Está em deslocamen­to, no carro. “O dia está sendo muito intenso, por aqui. Gravei na cidade cenográfic­a do Projac e agora estou indo para o estúdio, que fica no mesmo local, mas é longe”, comenta o ator. Samuca vai encontrar o pai nos próximos capítulos de O Tempo Não Para. A novela está numa fase boa. “Meu personagem vai sofrer uma reviravolt­a e muita coisa vai se esclarecer com o surgimento do pai dele. Samuca vai pensar que está reencontra­ndo o pai, mas ele volta por interesse, para reaver a empresa Samvita.”

Quem segue a trama de Mário Teixeira – escrita em colaboraçã­o com Bibi Da Pieve, Tarcísio Lara Puiati e Marcos Lazarini –, sabe que Samuca criou a Vitae a partir de uma fórmula de adubo incipiente criada por seu pai. Alavancou a empresa e se tornou um dos empresário­s mais ricos do País. “Muita coisa sobre o comportame­nto dele vai se esclarecer nos próximos capítulos. E, para o Samuca, vai ser um choque descobrir o golpe do pai.” A novela pegou? “Acho que sim, por toda parte onde vou tem sempre alguém para tirar onda dos ‘congelados’. E a equipe é muito legal, Estou contracena­ndo com atores que sempre admirei.”

Edson Celulari? Rosy Campos? Christiane Torloni? Cleo? “E você acha pouco? Só estar com eles, vê-los atuando, já é um aprendizad­o”, ele avalia. Nicolas Prattes Bittencour­t Pires, de 21 anos, começou no teatro, passou por Malhação e agora, além da novela das 7 da Globo, está nos cinemas como protagonis­ta de O Segredo de Davi. No currículo, ostenta, a título de aprimorame­nto, uma passagem pela New York Film Academy em Los Angeles, nos EUA. O longa é dirigido por Diego Freitas. Passou no Mix Brasil e na sessão oficial, com direito a debate depois, o diretor segredou no ouvido do repórter – “É meu curta Sal ampliado.” Sal, de 2016, possuía um clima ambivalent­e. Um jovem atendia a um encontro marcado na casa de um homem mais velho. Rola uma ambiência estranha, mas não é sexo. O lance é mais pesado – antropofag­ia, canibalism­o. O clima é de novo ambivalent­e em O Segredo de Davi. Prattes faz o personagem-título. Vive munido de uma câmera no ambiente escolar, na casa, na vida. Davi é um serial killer. Só isso já seria suficiente para criar o mal-estar, ou para refletir um mal-estar contemporâ­neo. Mas o diretor parece disposto a complicar as coisas. Um personagem morto aqui ressurge vivo numa cena adiante. Ops! Os crimes ocorrem de verdade ou são produto da imaginação de Davi? Um colega de aula vive dizendo que ele é gay – é? “Quando filmávamos, o Diego (diretor) me alertava que iam fazer essa pergunta. E dizia – ‘Responde que você não sabe, que não é o mais importante.’ Mas, sinceramen­te, como muita coisa no filme acho que depende da interpreta­ção de quem vê.”

Prattes, um galã de novela da Globo, num papel de gay? Não seria o primeiro, e no mesmo horário. Em 2009, também no Mix Brasil, Festival de Cultura da Diversidad­e, a sensação foi o filme brasileiro de Aluizio Abranches, Do Começo ao Fim. Dois irmãos incestuoso­s, e filmados em cenas de homoerotis­mo muito fortes. Isso não impediu que um deles, Rafael Cardoso, fizesse carreira como galã e também aparecesse em papéis viris em outros filmes – Os Senhores da Guerra, de Tabajara Ruas, por exemplo. “Está vendo?” Nicolas Prattes pega carona na informação do repórter. “Como ator eu quero mais é fazer todo tipo de papel, sem me prender a uma imagem. Empresto meu corpo, mas não sou os personagen­s que interpreto.”

Carioca, ele filmou O Segredo de Davi em São Paulo, longe de casa, da família, dos amigos. “Para aumentar o estranhame­nto, fui eu que sugeri ao Diego (Freitas) que Davi fosse loiro. Me olhava no espelho e tinha dificuldad­e de me identifica­r. ‘Quem é esse cara?’ Ajudou muito na composição do personagem. Davi não é fácil de enquadrar nem definir. É preciso pensar, cara”, ele diz.

“Como ator quero mais é fazer todo tipo de papel, sem me prender a uma imagem. Empresto meu corpo, mas não sou os personagen­s que interpreto”

 ?? ELO COMPANY ?? Sinistro. Prattes como o personagem principal de ‘O Segredo de Davi’
ELO COMPANY Sinistro. Prattes como o personagem principal de ‘O Segredo de Davi’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil