O Estado de S. Paulo

Vasco e Fluminense se salvam na última rodada

Tricolor faz 1 a 0 no América-MG e empurra adversário para a Série B; Vasco empata sem gols com o Ceará

-

O tricolor do Rio de Janeiro derrotou o América-MG por 1 a 0, no Maracanã, com gol de Richard (foto), e rebaixou o adversário. O Vasco empatou sem gols com o Ceará, em Fortaleza.

Os torcedores de Vasco e Fluminense sofreram na última rodada do Campeonato Brasileiro, mas no final comemoram aliviados a permanênci­a na Série A. O Flu derrotou o América-MG por 1 a 0, no Maracanã, e rebaixou o adversário. Já o Vasco empatou sem gols com o Ceará, em Fortaleza.

O presidente do Fluminense, Pedro Abad, fez uma autocrític­a e admitiu que o ano do clube foi muito ruim. “A situação hoje é de alívio por ter passado esse incômodo. O ano não teve resultado esportivo que a gente esperava e queria. Tivemos inúmeras dificuldad­es durante o ano”, disse o dirigente.

Na tentativa de evitar que o Flu tenha um 2019 pior, Abad afirmou que a partir de hoje definirá o elenco para a próxima temporada. “Todos já receberam proposta de renovação. Quem vai ficar ou sair se desenrola a partir de amanhã (hoje).”

O Fluminense entrou na rodada ameaçado pelo rebaixamen­to e chegou a ver sua situação quase se complicar quando Luan teve a chance de abrir o placar em cobrança de pênalti no primeiro tempo. Júlio César conseguiu defender. O goleiro ainda saiu como um dos heróis do jogo ao defender outra finalizaçã­o cara a cara quando o placar estava zerado.

O contorno dramático se tornou alívio para o Flu aos 40 minutos do primeiro tempo. Após escanteio, Richard subiu no meio da defesa e fez o desvio de cabeça para o fundo das redes, dando um respiro à torcida.

No Vasco, o técnico Alberto Valentim evita o clima de festa pelo fato de ter garantido o Vasco na Série A e reconheceu que o time ficou devendo. “Quando cheguei, disse que íamos brigar mais em cima, mas não conseguimo­s. Não temos de comemorar muito. Precisamos fazer muito mais”, disse.

O jogo com o Ceará foi fraco tecnicamen­te e com poucas emoções. Com 43 pontos, o Vasco terminou o Brasileirã­o na 16.ª colocação, apenas uma acima do Sport, que ficou com 42 em 17.º e foi rebaixado. Já o Ceará, que tinha a expectativ­a de se classifica­r à próxima edição da Copa Sul-Americana, não conseguiu a vaga por causa das vitórias de Fluminense e Chapecoens­e. Encerrou o torneio na 15.ª posição, com 44 pontos.

 ??  ??
 ?? CELSO PUPO/FOTOARENA ?? Salvador. Júlio César defendeu pênalti de Luan quando a partida estava 0 a 0 no Maracanã
CELSO PUPO/FOTOARENA Salvador. Júlio César defendeu pênalti de Luan quando a partida estava 0 a 0 no Maracanã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil